Conselho Municipal de Saúde prepara projetos para trabalhar alinhado com a Secretaria de Saúde

Pará de Minas Pará de Minas em Destaque

O advogado Maurício Rodrigues Nogueira foi eleito Presidente do Conselho Municipal de Saúde, no dia 23 de fevereiro, em cerimônia realizada no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins. Para a mesa diretora também foram eleitos o Vice-Presidente Fausto José da Conceição Abreu, a Primeira Secretária Carla Cortez dos Santos e o Segundo Secretário Rogério Magno da Siqueira.

Com 32 membros, entre efetivos e suplentes, o CMS é composto por representantes de órgãos do governo, sociedade civil organizada, profissionais da saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS.

O Conselho é um órgão permanente e deliberativo, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Seus membros têm a missão de auxiliar a Prefeitura a formular e a implementar políticas públicas para a área da saúde.

Passados dois meses da eleição e destacando a importância do Conselho Municipal de Saúde, o novo Presidente enfatizou que a missão de seus integrantes é defender o interesse maior da cidade que é a saúde e já tem alguns projetos para serem implementados:

“Nós temos agora com essa nova missão tendo atribuições que compete ao Conselho para que a gente então como conselheiros a gente possa estar cada vez mais direcionando a saúde pública para que ela de fato possa cumprir aquilo que já é determinado. Com a nossa entrada juntamente com os demais conselhos, grande parte deles são conselhos novatos, o que nós temos de pretensão é fazer com que cada vez mais a nossa saúde pública através do sistema de atendimento de atenção primaria, o atendimento ambulatorial, o atendimento fora do domicilio, enfim, todas atividades de competência da Secretaria de Saúde possa estar avalizada por nós para que desta forma de fato ela consiga chegar ao seu objetivo que é prestar saúde para a nossa população pará-minense”.

O Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, considerou histórica a eleição, que contou com a participação de duas chapas e disse que o Conselho Municipal de Saúde é muito atuante e espera que ele continue assim com a nova diretoria que já está trabalhando para auxiliar a Secretaria de Saúde no enfrentamento ao novo Coronavírus.