Grupos de combate ao tabagismo de Pará de Minas auxiliam interessados em largar o vício

Ultimas

O grupo de combate ao tabagismo da UBS Nossa Senhora da Piedade teve suas atividades retomadas recentemente. No dia 29 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, houve a quarta sessão do grupo, que durante as reuniões participam de consultas com médicos, psicólogos, nutricionistas, e são acompanhados por enfermeiras. Além disso, os 15 participantes também fazem auriculoterapia nas sessões. A UBS Nossa Senhora da Piedade é uma das unidades onde o serviço é oferecido no Município.
A Médica Alice dos Santos diz que o objetivo do grupo é acolher o usuário, de maneira diferente do que a sociedade geralmente faz e ressalta que há também uma abordagem individualizada, com foco no que cada paciente necessita no momento, seja com ou sem o uso de medicamentos e aproveita para fazer um alerta:


Para a Enfermeira Débora Márcia dos Santos, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é um dia de mobilização e conscientização sobre os malefícios do cigarro. Os interessados em participar de algum grupo de combate ao tabagismo devem inscrever-se em sua unidade de saúde de referência ou procurarem seu agente de saúde. Ela explica que o grupo tem início com encontros semanais e depois os encontros passam a ser quinzenais e, por fim, mensais:


Márcio Teixeira Arruda, servidor estadual morador do bairro Coração de Jesus está frequentando o grupo. Ele diz que fuma desde os 14 anos de idade (atualmente está com 52), mas está há duas semanas sem consumir nenhum cigarro. Ele aproveita para dar um recado à população:


Foi através de uma consulta com uma psicóloga da rede municipal de saúde que o aposentado Paulo Milton Soares, 63 anos de idade, fumava desde os 12, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, conheceu o grupo. Desde que começou a frequentar as reuniões, ele fumou apenas uma única vez e explica como deixou o vício:


Veja alguns dos benefícios obtidos ao parar de fumar:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.