O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) lançou oficialmente, ontem (26), a campanha “Silêncio faz bem à Saúde”. Desenvolvida em parceria entre o departamento de Recursos Humanos (RH) e o Grupo de Humanização, com o apoio especial dos Doutores Palhaços, a ação tem como objetivo conscientizar sobre a importância do silêncio no ambiente hospitalar.
Claudine Carvalho, diretora do Hospital Nossa Senhora da Conceição dá mais detalhes desta campanha: “Há um tempo nós já estamos trabalhando sobre a questão da humanização dentro do hospital, juntamente com o RH do hospital nós levantamos uma necessidade de trabalhar o silêncio que é voltado para a saúde psicológica tanto dos profissionais que trabalham aqui no hospital e dos pacientes. Então aqui a gente observa também andando na casa, que às vezes há muito ruído. Principalmente, às vezes, na troca de plantão, às vezes, paralelas, desnecessárias. E, as pessoas falam também muito alto. Então, nós vamos trabalhar isso para que as pessoas tenham esse conforto também aqui dentro. É uma campanha tanto para os profissionais quanto para visitantes. Trabalhar para as pessoas falarem mais baixo, palavras mais acolhedoras, principalmente perto do paciente que está ali, precisando de cuidado. Palavras de otimismo, vai melhorar, vai dar certo, Deus é bom todas as horas. Então, assim, são palavras que realmente faz com que aquela pessoa, tanto que está cuidando e a outra que está recebendo o cuidado, sente uma melhora. O respeito e uma palavra bem falada na hora certa, também cura”.
O silêncio, muitas vezes sinônimo de tranquilidade e relaxamento, desempenha um papel ainda mais essencial em um hospital, onde pode contribuir diretamente para o tratamento e a recuperação dos pacientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os níveis de som em ambientes como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não ultrapassem 35 decibéis (dB). Para se ter uma ideia, o som de uma cortina sendo fechada pode alcançar até 77 dB, enquanto um telefone tocando chega a 65 dB e conversas comuns a 62 dB.
Andrea Moreira, coordenadora de RH do hospital fala da campanha: “A campanha ‘Silêncio faz bem à Saúde’ veio a pedido da direção que está sempre com muito cuidado com nossos colaboradores e pacientes. E, a campanha está embasada na Organização Mundial de Saúde que preconiza o nível de ruído num ambiente hospitalar precisa ser no máximo de 35 decibéis. E, por exemplo, quando você usar o celular e pode chegar a 35 decibéis. E, estudos comprovam que o excesso de ruído ele prejudica a melhora do paciente. Então, nós temos que identificar oque é comunicação e o que é ruído, é ter este cuidado com os nossos pacientes, quanto com os nossos colaboradores. Para que a gente possa ter uma clima leve e que promova a saúde dos pacientes”. Andrea Moreira destaca que nesta campanha os Doutores Palhaços, que já fazem trabalhos voluntários aqui há 14 anos também estão participando desta campanha, acompanhando os plantões, ou seja, 12/36.
Estudos apontam que a exposição contínua a ruídos elevados pode prejudicar a recuperação dos pacientes e estar associada a desfechos clínicos adversos. Ciente desse cenário, o HNSC decidiu promover a redução dos níveis de ruído em suas dependências, contribuindo para um ambiente mais tranquilo e favorável à saúde.
A ação
Durante a campanha, serão realizadas ações de interação silenciosa com colaboradores, médicos, pacientes, visitantes e todos os que circulam pelo hospital. Entre as atividades, estão a distribuição de cartazes com frases e desenhos lúdicos, bottons e molduras para fotos, tudo feito de forma leve e descontraída, porém em total silêncio.
O objetivo é sensibilizar e conscientizar todos sobre o impacto negativo de ruídos comuns, como conversas em volume alto, o uso inadequado de celulares, telefones tocando repetidamente e o barulho gerado pelo movimento de macas, carrinhos e cadeiras de rodas. Pequenas mudanças nesses comportamentos podem contribuir significativamente para a criação de um ambiente mais calmo e adequado ao bem-estar dos pacientes.
Contamos com o seu apoio!
Para o sucesso da campanha “Silêncio faz bem à Saúde”, o HNSC conta com a colaboração de todos — desde profissionais da saúde até familiares e visitantes — para que o hospital se torne um lugar de mais silêncio e, consequentemente, mais cuidado e saúde para todos.