Polícia Militar e Prefeitura de Pará de Minas intensificam Operação Combate a Transporte Ilegal de Passageiros

Pará de Minas Pará de Minas em Destaque

Na manhã da quarta-feira, 05 de maio de 2021, na Praça Francisco Torquato, Centro, de Pará de Minas, a Polícia Militar realizou, em apoio a fiscais da Prefeitura Municipal, Operação Combate a Transporte Ilegal de Passageiros, visando coibir esta prática e também a prevenção de crimes e contravenções diversos, para aumentar a segurança em geral, da população.

Durante a realização da Operação, os militares e fiscais da Prefeitura abordaram um condutor de 24 anos, na direção de um veículo Ford Ka, prata, conduzindo um passageiro de 16 anos, o qual declarou que havia solicitado a corrida via aplicativo de celular, junto ao condutor, pelo preço de R$9,50, constituindo transporte ilegal de passageiro, uma vez que nem o condutor e nem o veículo estavam credenciados para tal atividade nos órgãos competentes.

O veículo em pauta foi apreendido, sendo aplicado o Auto de Infração de Trânsito, AIT, cabível. Foi feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência, TCO, para o condutor do automóvel, por exercício ilegal de profissão, o qual foi notificado a comparecer no Juizado Especial Criminal, quando for intimado por aquele órgão.

Pedro Paulo dos Santos Alves, responsável pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Pará de Minas destacou que as blitz vão continuar com o objetivo de combater o transporte clandestino na cidade:

“Vale ressaltar que sempre foi feito esse trabalho, mas a gente estava tendo algumas dificuldades por causa dos próprios motoristas de aplicativo que eram regularizados divulgavam em redes sociais, nos seus grupos as operações, então a gente fez uma reunião com os líderes dos aplicativos para coibir essa comunicação entre eles, então hoje quando a gente faz as blitz, a blitz dura entre 15 e 20 minutos em cada ponto, a gente está sempre trocando de ponto para  conseguirmos mais êxito em coibir o transporte clandestino de passageiros em Pará de Minas. O trabalho está sendo intensificado para combater essa pratica”.

Lembrando que todos os veículos autorizados a fazerem o transporte de passageiros em Pará de Minas passam por vistorias e estão com selos no para-brisa dianteiro. O departamento de Transporte da Prefeitura pede que os passageiros não utilizem o transporte clandestino que deve ser denunciado pelo telefone 3231-7848 e se possível o denunciante deve anotar a placa do veículo para facilitar a fiscalização.