Prefeito confirma em audiência pública proposta de orçamento da prefeitura de Pará de Minas para 2022 de R$ 400 milhões

Ultimas

O Prefeito Elias Diniz, acompanhado do Secretário Municipal de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, e do Auditor de Controle Interno, Ailton Rodrigues Maia, participaram da audiência convocada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal, na noite da última segunda-feira, 22 de novembro.

Eles apresentaram o planejamento do orçamento do Município para 2022 pela segunda vez esse ano uma vez que no dia 30 de agosto foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal com o mesmo propósito. O prefeito Elias Diniz afirmou que a estimativa de orçamento para o próximo ano é de R$ 400 milhões. Elias esclarece o objetivo do evento realizado:

“Viemos mostrar o que será investido no município levando-se em consideração questões como saúde, educação, assistência social, infraestrutura e tratativas voltadas para os servidores públicos”.

Os números apresentados são estimados com base em anos anteriores e a previsão de gastos é feita pela Secretaria Municipal de Gestão Fazendária e Controladoria do Município. Para 2022, segundo Elias Diniz, a prefeitura já tem planejadas diversas ações para melhorar a qualidade de vida na cidade:

“Estamos atentos ao bloco 2 do hospital Padre Libério. Levando em consideração a mobilidade urbana, pretendemos ampliar calçadas, asfaltar ruas e revitalizar vias. Também está nos nossos planos trocar a iluminação da cidade para deixa-la mais segura e uma atenção especial com a educação com a criação de mais duas escolas municipais”.

Elias Diniz declarou durante a audiência pública que dentro do programa de mobilidade urbana a prefeitura iniciou a revitalização e a melhora da passagem de pedestres em dois quilômetros e meio no bairro Santos Dumont. Ele também ressaltou o processo de revitalização nos bairros Cecília Meireles, Belvedere, Serra Verde, Jardim das Piteiras e Patafufo. O prefeito informou ainda que está sendo concluída a rotatória da entrada da cidade e que depois será a vez de implantar uma rotatória junto ao bairro Castelo Branco.

A vereadora Irene Melo Franco destacou a importância da audiência pública realizada:

“Esta audiência pública foi muito importante para esclarecer dúvidas sobre o orçamento. Com certeza, nós vereadores estaremos mais seguros na hora de votar o projeto”.

Integrante da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Conta, Irene Melo Franco afirmou que ainda será necessário fazer alguns ajustes no orçamento apresentado:

“Vamos nos reunir com o executivo para discutir estes ajustes e tão logo isso seja feito o projeto será colocado na pauta da Câmara para que possamos apreciar e votar”.

Antes da audiência pública, os vereadores aprovaram dois importantes projetos. O 159/2021, que cria normas para o transporte escolar de estudantes no município, e o 163/2021, que implanta o Programa Municipal para Conservação dos Recursos Hídricos e permite ao Poder Executivo prestar apoio financeiro aos proprietários rurais.