Rotary Internacional comemora 116 anos

Ultimas

O Rotary Clube Pará de Mina, parabeniza o Rotary Internacional pelos 116 anos de existência e serviços sociais prestados a humanidade. Sua história se iniciou em de fevereiro de 1905, graças a visão do advogado Paul Percy Harris, que reuniu três colegas e ali nascia o primeiro Rotary Club, na cidade de Chicago, Estados Unidos, sendo uma das primeiras organizações de prestação de serviços do mundo.

Ao completar 116 anos, o Rotary acumula uma série de conquistas para a humanidade. A maior delas a redução de 99% no número global de casos de pólio por meio de um programa que começou na década de 1980 e já ajudou a imunizar, mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países. Em 1988, o número de casos de Pólio havia chegado a 350 mil, afetando mais de 125 Países. Atualmente, apenas Paquistão e Afeganistão são endémicos para a Pólio, e em 2018 foram registrados somente 33 novos casos.

A data foi lembrada e divulgada pelo presidente do Rotary Club Pará de Minas e também presidente da CDL de Pará de Minas; Milton Ferreira de Oliveira, o Miltinho da Cabocla, que fala ao DIÁRIO da importância do Rotary no Mundo: “O Rotary Internacional comemorando 116 anos e o Rotary Club de Pará de Minas o parabeniza pela data e conquistas aos longos dos anos. É uma entidade que nasceu pra ajudar, ela está hoje no mundo todo, ajudando muito. Estamos há 48 anos junto com a população, junto com a comunidade do bem e sempre ajudando quando necessário”. Milton informa que devido a pandemia as reuniões estão sendo feitas online. Ele finalizou com um dos lemas do Rotary; Dá de si sem pensar em si, ou seja, o Rotary é ajudar e estar presente em todas as áreas, como no meio ambiente. Lembrando que Miltinho já está no Rotary a mais de 10 anos.

Além disso, o Rotary é responsável por importantes Projetos em prol da comunidade em seis áreas de enfoque: Consolidação da Paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico comunitário.

Hoje o Rotary está presente em 220 países, contando com 36.418 Clubes e com quase 1.200.000 rotarianos. Em nosso país Rotary está presente há 98 anos, sendo o Rotary Club do Rio de Janeiro o primeiro do Brasil, oficializado em 28 de fevereiro de 1923, e em nossa cidade o Rotary Club Pará de Minas está presente a 48 anos, oficializado em 25.01.1973.