Secretaria de Saúde amplia atendimento nas UBS devido aos casos de pacientes com sintomas gripais que estão aumentando

Pará de Minas em Destaque

Grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, apresentaram uma alta incidência de casos de gripe nas últimas semanas. O vírus Influenza, causador da doença, tem uma característica sazonal: ele circula durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, com predomínio nos meses do outono e inverno.

O aumento dos casos durante o mês de dezembro no país foi um fenômeno incomum, que pode estar associado à baixa cobertura vacinal contra a gripe, à flexibilização das medidas de restrição adotadas como prevenção à Covid-19 e ao relaxamento da etiqueta respiratória, que inclui o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social.

A situação em Pará de Minas não é diferente do restante do Brasil e já houve um aumento de 130% na procura por atendimento no Hospital Padre Libério de pacientes com sintomas gripais, e a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reforçar o serviço nas unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

De acordo com a pasta, a média de atendimento para a doença no Hospital Padre Libério era de 60 a 70 casos por dia, mas na última semana este número subiu para 194 em apenas um dia. A secretaria informou que a maioria dos casos aconteceram nos bairros Walter Martins, Padre Libério, Cecília Meireles e Seringueiras. Preocupado com a situação, o Secretário de Saúde, Wagner Magesty, confirmou a extensão do horário de atendimento nas UBSs:

“Decidimos reforçar as equipes do Walter Martins e Seringueiras com a extensão do horário para um atendimento mais amplo à população”.

Também terá atendimento especial na Unidade Sentinela na UBS Nossa Senhora da Piedade que vai funcionar das 7h às 20h e no Hospital Padre Libério que é uma unidade porta aberta e funciona 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde que atendem os moradores dos bairros Padre Libério, Cecília Meireles e Seringueiras continuarão funcionando no horário normal, porém com o atendimento ampliado com mais profissionais de saúde a partir desta semana.