Turi realiza treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio para seus funcionários

Pará de Minas em Destaque

O treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio é um curso que capacita e organiza uma brigada de incêndio para empresas. Caso ocorra um incêndio, a brigada estará preparada e será ativada para controlar a situação.

O treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio geralmente é realizado em uma pista de treinamento que possibilita simulações para o exercício de treinamentos práticos. O treinamento de primeiros socorros inclui técnicas como avaliação inicial, reanimação por vias áreas e por massagem cardiopulmonar, além do controle de hemorragias.

Com o treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio é possível conter a propagação de chamas em uma determinada área e, além disso, auxiliar pessoas que estão expostas a riscos. Dessa forma, previnem-se acidentes, com possibilidade de salvar vidas durante a ocorrência. Por esse motivo, é importante manter a equipe de colaboradores responsáveis devidamente treinada e atualizada.

É importante que o treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio seja realizado por uma empresa especializada e que tenha reconhecimento do mercado, como forma de assegurar a correta orientação para todos os profissionais. Renato Severino instrutor do SESC Senat falou sobre o treinamento ministrado para os colaboradores da TURI:

 “Hoje nós estamos capacitando o pessoal aqui, eu digo muito que os primeiros socorros é um aprendizado pra vida, então nós estamos capacitando o pessoal aqui, tomara que não precise, Deus abençoe que não, mas se precisar estejam capacitados e que venham a salvar vidas”.

Pequenas, médias e grandes empresas estão sujeitas a incêndios e acidentes e preocupada com isso e a TURI, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano de Pará de Minas realizou o treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio para seus colaboradores. Débora Linhares, técnica em segurança no trabalho da TURI destacou a importância do treinamento:

“É importante, está aqui o instrutor Renato do SESC Senat, a gente está fazendo o curso, hoje é o quarto dia, a gente vai fazer a simulação e o importante é que todos os funcionários estão treinados e capacitados para a prestação dos primeiros socorros e combaterem incêndios caso necessário”.

O treinamento de primeiros socorros e combate a incêndio é destinado às equipes de emergência e profissionais especializados, cuja função é executar procedimentos de salvamento e controle de chamas. A atividade consiste em simulações de abandono de diversas situações de perigo com todos os colaboradores e flutuantes que estiverem no local, como forma de orientar ações que previnam o agravamento da situação e reduzam os riscos.