Evento público, gratuito, com bate-papos com escritores, sessões de autógrafos, exposição e vendas de livros e apresentação de trabalhos de alunos.
Acontecerá nos dias 15, 16 e 17/5/25, a 33ª Feira do Livro do Sagrado Coração de Maria, cujo tema deste ano é “O conto: quem conta um conto aumenta um ponto”.
O conto é uma das maneiras mais antigas de se passar conhecimento, saberes, valores morais e éticos de uma geração a outra. Ao longo dos séculos os contos da tradição oral ajudaram a expandir, lapidar e moldar o pensamento do homem moderno.
A Feira do Livro do Sagrado Coração de Maria é a mais antiga em atividade na nossa região Centro-oeste de Minas Gerais. Voltada para incentivar a leitura, a escrita e a troca de saberes entres os estudantes da instituição, ela é aberta a população, pois apresenta uma programação diversificada e gratuita com bate-papos com escritores, sessões de autógrafos, exposição e vendas de livros, além de apresentação e exibição de trabalhos estudantis. É uma ótima oportunidade para conhecer novos escritores, interagir e saber sobre as tendências literárias no mercado editorial.
“É um prazer convidá-los para participar conosco da trigésima terceira feira do Livro do Sagrado Coração de Maria, que acontece nos dias 15, 16 e 17. Nós teremos a presença de vários escritores e contadores de história nas dependências do Colégio Sagrado. E, é aberto a toda a comunidade que queira prestigiar o evento, ouvir o livro, ou escolher os seus livros ali na Feira do Sagrado. Importante ressaltar que esta Feira do Colégio Sagrado é uma das mais antigas em atividade aqui na nossa região Centro-Oeste. Já estamos na 33ª edição e no início, muitas das pessoas aqui de Pará de Minas, das cidades vizinhas, vinham até o colégio e se espalhavam aqui pelo corredor do colégio para comprar livros porque era o único lugar que tinha variedades para poder escolher ou conhecer novos autores porque a cidade não tinha ainda um ponto de venda de livros e era dificultoso se deslocar até Belo Horizonte para poder comprar livros. E, a gente não tinha a internet com essa facilidade que a gente tem hoje de poder comprar um livro online e ele chegar na nossa casa. Então a feira, ela ajudou ao longo dessa sua trajetória, a sua existência já de vidas, a formar inúmeros leitores e despertou o gosto pela escrita de diversas pessoas que passaram por ali em busca do livro, o qual é uma fonte inesgotável de conhecimento”_destaca José Roberto.
Programação:
Dia 15/05/25
8h30min – Abertura.
10h – Bate-papo com Sebastião Mendes Peixoto, autor do livro “Cem anos de puro cerne”.
11h – Bate-papo com Angela Leite Xavier, autora do livro “Tesouros, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto”.
16h – Bate-papo e contação de histórias com Maria Antônia de Lima, autora do livro “Sempre de dois em dois”.
Dia 16/05/25
8h- Bate-papo com Francisco Vilas Boas, autor do livro “Eu não tenho lugar de fala – Anotações de um homem branco sobre racismo, machismo e outros preconceitos”.
14h – Bate-papo e contação de histórias com José Roberto Pereira, autor do livro “O Dia das Mães na Floresta”. Participação especial da musicista e contadora de histórias Derlane Moreira.
16h – Bate-papo e contação de história com Carmélia Cândida, autora do livro “Quando quem somos se vai: Dona Lucinha e o fio da memória”.
Dia 17/05/25
8 às 11h – Exposição e apresentação de trabalhos de alunos.
A saber: O Sagrado Coração de Maria foi fundado em 1942, conta com 83 anos ininterruptos de excelência em ensino em Pará de Minas. Atualmente é regido pela Rede Verbita de Educação, aliando qualidade de ensino e formação integral do aluno à inovação e resultados, com o objetivo de continuar formando profissionais competentes e indivíduos com valores humanos e cristãos.
Prestigie este evento de grande importância ao incentivo à leitura e a escrita. Entrada gratuita.