Parlamento Jovem 2024 com o tema: Melhorias no ensino escolar

Ultimas

Melhorias no ensino escolar. Com esse tema, a Câmara Municipal de Pará de Minas lançou oficialmente o Parlamento Jovem 2024, destacando a participação do Instituto Pedagógico Maria Dolores, o Apogeu com a presença de 58 alunos do ensino médio.

                O assunto foi dividido em três subtemas, a fim de que os estudantes se aprofundem no entendimento da temática: “Melhorias do Ambiente de Ensino-Aprendizagem”; “Melhoria da Aprendizagem e Enfrentamento das Desigualdades Educacionais” e “Fortalecimento da Gestão Democrática”.

                O evento teve participação de estudantes, de educadores, de servidores e de parlamentares. Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o Parlamento Jovem de Minas chega em 2024 à 20ª edição.

                O presidente Dilé destacou que os jovens são o termômetro da realidade social. „As Propostas priorizadas por vocês podem ser transformadas em requerimentos, emendas orçamentárias e projetos de lei, contribuindo na construção de políticas públicas. O futuro depende do que a gente construir agora”.

                A diretora do Apogeu Carla Gilo pontuou os três pilares nos quais a instituição baseia a educação. „Nós do colégio Apogeu acreditamos na formação integral, humanizada e de excelência. Trazer os alunos do ensino médio para a política, são momentos de formação integral para se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes da sua realidade”.

                O estudante Lucas Espíndola, comentou que a idade não é barreira para liderança. „O Parlamento Jovem nos oferece uma oportunidade de exercermos nossa cidadania de maneira significativa, pois é uma porta aberta para o engajamento cívico para defesa de nossas ideias e promoção de mudanças reais”.

                A vereadora Irene Melo Franco, ressaltou que o PJ é uma jornada de participação ativa na política de Pará de Minas. „Vocês jovens são o futuro da nossa sociedade. Ao longo desse processo vocês terão a oportunidade de aprender, crescer e liderar”.

                Após o encerramento da solenidade, os estudantes participaram da 2ª oficina do programa, com o tema „Ética e Cidadania”, com a palestra sendo ministrada pelo vereador Luiz Lima.