Começou ontem (3/11), em Minas Gerais, a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Poderão ser vacinados contra a meningite jovens de 16 a 30 anos, estudantes e, sem limite de idade, professores e trabalhadores da educação superior e profissionais de saúde.
O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado, para a faixa etária ampliada, até fevereiro de 2023. A primeira remessa de imunizantes vai contar com 587,1 mil doses que serão distribuídas para todas as regiões de Minas.
A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.
“A meningite C é uma doença que podemos prevenir por meio da vacinação. Portanto, não podemos abrir mão de vacinar. Seguimos agora com duas metas: alcançar 95% de imunização entre as crianças de 1 ano de idade e imunizar este novo público”, disse o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.
A doença
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde então, o número de casos de todos os tipos de meningite caiu quase três vezes no país, e o de casos do tipo C caiu quase quatro vezes.
Começou ontem a vacinação ampliada contra meningite no estado
Últimas notícias
- — Anvisa aprova medicamento contra a Covid-19 para venda em farmácias, mas o remédio ainda não chegou em Pará de Minas
- — Funed aponta aumento de circulação de<br>SARS-Cov-2 e de outros vírus respiratórios
- — Ipsemg alerta para golpes contra beneficiários
- — Casos de Covid-19 aumentam e uso de máscara volta a ser obrigatório no HNSC
- — Encabeçamento de pontes na BR 262 próximo a<br>Pará de Minas está cedendo e preocupa motoristas
- — Novembro Azul: saúde do homem em foco
- — Fundação João Pinheiro abre inscrições para assessoria gratuita a municípios
- — 1xbet вход В Личный кабинетик: Официальный Сайт 1хбет К
- — Convênio beneficia mais de 5 mil animais de rua e da população de baixa renda em MG
- — Troca de figurinhas da Copa do Mundo diverte colecionadores e fãs do esporte em Pará de Minas
