Primeira capela dedicada a Padre Libério será inaugurada em Ouro Fino

Ultimas

O Venerado Servo de Deus, Padre Libério Rodrigues Moreira, ganhará neste sábado, dia 29/6, véspera de seu aniversário de nascimento, uma capela com Seu nome, em Ouro Fino, MG. Na festividade de inauguração será realizada uma missa, às 15 horas, presidida pelo padre Marcos Antônio Rocha e com a presença de vários de fieis que viajarão em caravana de Pará de Minas e região para o referido local.

            A singela Capelinha de Padre Libério está instalada na rota do Caminho da Fé por onde transitam milhares de peregrinos com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, SP. A iniciativa da construção da capela partiu de devotos de Padre Libério de Pará de Minas e região. Dentro dela, terá uma imagem escupida de Padre Libério e um quadro com um texto biográfico, fotos, frases mais conhecidas e um trecho do livro “O Servo Fiel: a fascinante biografia de Libério Rodrigues Moreira – o Padre Libério, de minha autoria, pesquisa de Alaércio A. Delfino, Editora Mosaico e patrocínio, na segunda edição, da Agroger – Agronegócio Geraldo Xavier, que ajudará a divulgar a obra do Venerado Servo de Deus. Uma das pessoas envolvidas nesta iniciativa é o empresário Gustavo Duarte.

1 – JRP – Como surgiu a ideia de construir uma capela dedicada a Padre Libério, em Ouro Fino?

GD – Surgiu no ano passado, ao terminarmos de percorrer o Caminho da Fé, de bicicleta, estávamos em uma pousada, na cidade de Aparecida, SP, quando, em um momento, começamos a refletir sobre o que vimos no caminho: as paisagens, os desafios, as pessoas e as capelas… Foi quando eu perguntei ao Carlão, dono da Pousada São Mateus, como faríamos para construir uma capela no Caminho da Fé? Ele disse que o primeiro passo seria escolher o local e pedir autorização. E me perguntou o porquê da pergunta. Eu disse que podíamos construir uma capela dedicada ao Padre Libério. Ele me disse que conseguiria o local. Eu disse para ele arrumar o local que iríamos fazê-la.

2 – JRP – Como foi este processo, como se deu cada etapa?

GD – O Carlão conseguiu junto a Elen (Elen tem uma lanchonete no trevo de ouro fino que é uma parada do Caminho da Fé), uma autorização junto à prefeitura de Ouro Fino para construirmos a capela ao lado da lanchonete dela. Quando o Carlão comunicou ao Daniel (Daniel é um amigo que todos os anos percorre o Caminho e no ano passado eu pedi a ele para fazer parte do grupo, pois, estava precisando de alguns momentos de reflexão. O Caminho da Fé é o local perfeito para isto), que tinha conseguido o local e a autorização e, após, o Daniel me falar que a autorização estava em mãos, comecei a movimentar. Primeiramente, com os amigos que percorremos, juntos, o Caminho no ano anterior. Depois foi no boca-a-boca, pedindo, principalmente, pessoas que já tinham percorrido o Caminho ou têm o hábito de ir às missas em Leandro Ferreira. Em seguida, tudo ocorreu tranquilamente do jeito que Deus programou, sem nenhum contratempo. Foi feita a fundação, o piso grosso, o levantamento da capela, o assentamento de piso, parte elétrica etc…

3 – JRP – Como vai funcionar a manutenção da igreja, após, a missa de inauguração?

GD – A inauguração, na verdade, será uma entrega da capela – não nossa – mas, foi feita para todos, com a benção também do Cônego Simão Cirineu, de Ouro Fino. Vamos entregar a capela aos cuidados dos cidadãos de Ouro Fino. A Elen se comprometeu a limpar e cuidar dela e, daqui de Pará de Minas, estaremos sempre em contato com ela, oferecendo todo o suporte necessário para manter a capela sempre linda.  De tempo em tempo deverá ser feito o processo de envernizar as madeiras. Quando chegar este momento iremos arcar com os custos e a Elen providenciará a mão-de-obra para a execução do serviço.

4 – JRP – – Esta ação precisou do movimento de muitas pessoas que se juntaram a esta iniciativa louvável e tocante. Fale deste processo, dos sentimentos, do acolhimento das pessoas em relação à capela dedicada a Padre Libério.

GD – Como disse, anteriormente, o processo foi tranquilo, conseguimos reunir 48 pessoas, no total, que nos ajudaram a arcar com os custos que ficaram entorno de 60 mil. Tínhamos a premissa de chamar pessoas que abraçaria a causa para nos ajudar. E assim foi. Não tivemos nenhum, não.

***

Parabéns a todas as pessoas envolvidas direto e indiretamente neste projeto histórico.