Descartado caso suspeito de varíola dos macacos
que estava sendo investigado em Pará de Minas

Ultimas

A Secretaria de Saúde de Pará de Minas informou, na última sexta-feira, 19 de agosto, que está descartado o caso suspeito da varíola dos macacos, que estava em investigação na cidade, isso aconteceu na quinta (18).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a atualização da nota sobre os casos de Monkeypox – varíola dos macacos, ocorre semanalmente, às quartas e sextas-feiras, portanto, não foi possível confirmar o descarte do caso junto ao Estado.
Segundo o secretário de Saúde Wagner Magesty, a informação será notificada à SES-MG por meio de ofício, e explica que felizmente o caso foi descartado e destaca que o paciente inclusive já saiu do isolamento:


Um dos principais e mais visíveis sintomas da varíola dos macacos são as feridas altas e cheias de pus — porém, de acordo com um estudo espanhol publicado na revista científica British Journal of Dermatology, outro tipo de erupção cutânea tem se tornado cada vez mais comum.
Segundo os cientistas, as pseudo-pústulas, como são conhecidas as marcas altas e brancas, mas que são sólidas e não soltam pus quando se retira a casquinha, devem ser consideradas um sintoma específico da varíola dos macacos. O machucado é considerado muito raro em outras condições, mas a maioria dos pacientes infectados analisados no levantamento apresentou o sinal.