Com incentivo de médicos da cooperativa, evento fomenta a cultura e lazer para a comunidade local


A Unimed Centro-Oeste apresenta a 5ª dose do Receite Cultura. Sucesso nas quatro edições em que foi produzida em Pará de Minas e em municípios da região, a iniciativa volta a ser realizada em 2026 em uma nova temporada que promete encantar crianças, adultos e idosos com apresentações artísticas e teatrais.
Através da doação de uma pequena parte do Imposto de Renda, médicos da Unimed Centro-Oeste apoiam a realização do projeto cultural, como uma forma de estimular a saúde e o bem-estar para a comunidade local.
Por quatro anos consecutivos (2016-2019), o Receite Cultura foi realizado em Pará de Minas e trouxe artistas renomados da cena do entretenimento estadual e nacional, como as peças encenadas pelo ator Carlos Nunes e tantos outros. Para 2026, as expectativas são as melhores possíveis, de acordo com os dirigentes da Unimed Centro-Oeste.

Dr. Éverton Marinho de Paiva, Diretor-Presidente da Unimed Centro-Oeste, destaca a alegria pelo retorno do projeto: “É uma grande alegria para nós, da Unimed Centro-Oeste, anunciar o retorno do Receite Cultura. Depois de quatro edições que marcaram a história cultural de Pará de Minas, estamos muito felizes em poder trazer novamente esse projeto para a nossa comunidade. O Receite Cultura representa aquilo em que acreditamos: cuidar das pessoas também significa promover bem-estar, lazer, acesso à cultura e momentos que ficam na memória. Esta quinta dose foi preparada com muito carinho e esperamos que a população aproveite cada espetáculo. Temos sempre a preocupação de incentivar a cultura local e exercer a responsabilidade social que a Unimed possui. Além disso, as peças foram escolhidas criteriosamente para atender a toda a população: crianças, adultos e jovens, possibilitando um público abrangente. É um projeto democrático, realizado em praças, escolas e no teatro”.
DIÁRIO: Vale lembrar que esse também é um esforço dos médicos da Unimed, justamente por destinarem parte do seu Imposto de Renda. É uma iniciativa solidária que, ao mesmo tempo, retorna para a sociedade?
Dr. Éverton Marinho de Paiva: – Sem dúvida nenhuma. O projeto RECEITE CULTURA só existe e só é possível acontecer porque alguns médicos, sensíveis à questão cultural, destinaram parte do seu Imposto de Renda, que seria recolhido à Receita Federal. Dessa forma, temos a oportunidade de fazer com que esses recursos permaneçam em nossa cidade e contribuam para o incentivo à cultura.

Rair Geraldo Richard Xavier, Diretor Financeiro da Unimed Centro-Oeste, reforça o compromisso da cooperativa com a cultura e o bem-estar da população: “Para a Unimed, cuidar vai muito além da assistência à saúde. Acreditamos que saúde também está relacionada à qualidade de vida, ao convívio, à alegria e às experiências que fazem bem para as pessoas. O Receite Cultura traduz esse propósito ao levar espetáculos de qualidade, gratuitamente, para crianças, jovens, adultos e idosos. Esse projeto começou durante a minha gestão, quando eu estava na presidência. Foi um projeto que me deu muito orgulho, assim como deu a todos nós, porque não é feito por uma única pessoa. Graças a Deus, na época, a maioria dos cooperados abraçou a ideia e apoiou esse projeto, que sempre traz coisas boas para a nossa cidade. Então, com esse projeto, primeiro evitamos que nossos recursos saiam de Pará de Minas e sejam destinados a Brasília, sem sabermos exatamente onde eles irão parar. Conseguimos manter esses recursos aqui, movimentando a economia local, levando cultura, alegria e opções de diversão para a população, além de incentivar o comércio e a economia da cidade. Isso sempre contribui de forma positiva. Também temos um grande incentivo à cultura, que a Unimed abraçou com muito carinho. Outras cooperativas abraçaram o esporte, enquanto a Unimed abraçou a cultura. O que chama a atenção neste ano é que, depois de cinco anos de interrupção em razão da pandemia e de outros fatores, a captação de recursos foi recorde”.
DIÁRIO: As Unimed’s da região também entraram em contato para participar ou para conhecer a experiência e desenvolver projetos semelhantes em seus municípios?
Dr. Rair Geraldo Richard – Sim. Lá atrás, quando estávamos desenvolvendo o projeto, na quarta edição, chegamos a conversar com as Unimed’s da região Centro-Oeste. Estávamos em franca conversa com a Unimed Itaúna, a Unimed Divinópolis e a Unimed Alto São Francisco, de Formiga. Estávamos nesse processo de tentar transformar o projeto em uma iniciativa regional. Com a chegada da pandemia, tivemos que interromper os planos. Agora, a ideia é reativá-los. Como somos pioneiros, decidimos primeiro reativar o projeto em Pará de Minas. Afinal, temos um carinho muito grande pela nossa cidade. A Unimed é de Pará de Minas e da nossa região, e temos esse compromisso com a cultura e com o povo daqui. Os médicos também acolheram muito bem a iniciativa. Tanto é que não tivemos dificuldade para reunir novamente os participantes e conseguimos uma arrecadação recorde para promover os melhores espetáculos de um festival que, tenho certeza, será muito apreciado por todos.
Secretária Municipal de Cultura
Na coletiva realizada na Unimed 24hs contou com a participação da Isabel Faria, secretária municipal de Cultura de Pará de Minas. Ela que está presente desde a primeira edição do Receite Cultura, inicialmente como artista e, atualmente, como secretária municipal de Cultura. Fala do retorno do projeto em 2026: “Rever esse vídeo de apresentação me trouxe várias lembranças. Participo desde a primeira edição, em 2015 e 2016. Nesses dois anos, participei como artista e, já naquela época, achei fantástico o projeto Receita de Cultura. É um evento realizado pela Unimed, por meio dos médicos que acreditam na cultura, e isso é maravilhoso para nós. Em 2017 e, depois, em 2019, participei como gestora do teatro. Recebi o evento com muito carinho. Hoje, estando à frente da Secretaria Municipal de Cultura, é um prazer enorme estar presente nesse retorno do Receita de Cultura 2026. Nós, artistas, sabemos que a cultura também promove saúde. Ter o apoio e a parceria dos médicos, algo que fica cada vez mais evidente a cada ano, é maravilhoso. A cultura realmente promove saúde. É um projeto que surgiu em nossa cidade, dentro da Unimed de Pará de Minas, e que agora pretende se tornar uma iniciativa de toda a regional da Unimed. Para nós, é maravilhoso saber que os médicos estão, de fato, “receitando cultura”. Isso já é uma realidade. Hoje, nos consultórios médicos, profissionais recomendam que as pessoas assistam a uma peça de teatro, façam teatro e participem de atividades culturais. Recebemos muitas pessoas com esse perfil, porque também estamos trabalhando em favor da saúde, especialmente da saúde mental, que é tão necessária atualmente”.

DIÁRIO: Isabel, como alguém ligada à cultura, como você percebe esse incentivo? Não apenas por parte dos médicos, mas também em Pará de Minas, que vem se destacando nas políticas nacionais de incentivo à cultura?
Isabel Faria: – Temos a PNAB e a própria Lei Rouanet. Pará de Minas sai mais uma vez na frente por meio do Receita de Cultura, trazendo sua quinta edição, que também se torna referência para outras cooperativas médicas da região. É uma proposta extremamente importante. Temos visto que Pará de Minas tem recebido muitos projetos por meio de leis de incentivo, e a cidade, contando com quem executa esses projetos e com quem os recebe — o público e a população —, tem abraçado todas essas iniciativas com muito carinho.
DIÁRIO: O que o público pode esperar desta edição e por que ela está sendo considerada uma das maiores?
Isabel Faria: – O principal destaque é a retomada do projeto depois da pandemia, com um evento tão importante. Desta vez, vamos levar dois espetáculos para o Bariri. Também teremos um espetáculo infantil maravilhoso, que será realizado no local. Todos os artistas que participarão do projeto são profissionais de grande qualidade.
“Temos também uma questão importante relacionada às leis de incentivo e aos projetos que vêm sendo destinados a Pará de Minas“
Isabel Faria: – Neste ano, estamos recebendo um projeto aprovado por meio de uma lei estadual de incentivo, pelo Fundo Estadual de Cultura, que é o Restaura Minas. Estamos iniciando um processo de restauração da Casa da Cultura, incluindo todo o telhado e o piso da casa e do Teatro Municipal.
Por isso, parte da programação do Receita de Cultura não poderá ser realizada no teatro. Como disse o Doutor Rair Geraldo Richard, infelizmente, mas também felizmente, porque estamos trabalhando para que toda a população e os artistas possam contar, em breve, com uma Casa da Cultura e um teatro reformados e estruturados para recebê-los.
RECEITA DE CULTURA GANHA NOVOS ESPAÇOS E PROMETE UMA EDIÇÃO ESPECIAL EM PARÁ DE MINAS
O Receite Cultura chega com novidades e uma programação pensada para todas as idades. Pela primeira vez, parte das atrações será realizada no Parque do Bariri, incluindo o espetáculo O Auto da Compadecida, que promete encerrar a edição em grande estilo.

Carlos Mackson – Coordenador geral da Nossa Senhora das Produções, destaca as novidades da programação, a estreia do Parque do Bariri como palco e o caráter solidário do evento: “Estamos muito felizes por fazer parte desse projeto. Já tivemos a primeira etapa, realizada em dezembro, quando ocorreu a captação dos recursos para que o projeto pudesse acontecer. Passamos os meses de novembro e dezembro trabalhando na captação, visitando clínicas e buscando os recursos necessários para que a segunda etapa pudesse ser realizada, que é justamente a etapa das atrações teatrais. Agora chegamos com uma novidade: pela primeira vez, teremos uma das atividades do Receita de Cultura no Parque do Bariri. Vamos apresentar “O Auto da Compadecida” no último dia, encerrando o evento com chave de ouro. Será um espetáculo grandioso. Também teremos outras atrações a partir do dia 18. A programação será aberta com Caeté, um ícone de Belo Horizonte, conhecida em todo o Brasil, que dará início às atividades desta edição do Receita de Cultura. No dia 19, teremos “Piscina de Luz” e “Luminarte”, além de outros espetáculos. No dia 20, domingo, também no Bariri, teremos “Gato Torto”, na parte da manhã. Fizemos uma curadoria pensando em todas as idades. Queremos realmente que todos participem, democratizando o acesso à cultura e movimentando a economia local”.
DIÁRIO: A partir do dia 10 de setembro, a população poderá retirar os ingressos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível?
Carlos Mackson: – Exatamente. Quem tiver a oportunidade e quiser participar e assistir às peças poderá fazê-lo gratuitamente, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos serão retirados nas unidades da Unimed Centro-Oeste, tanto na sede Administrativa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, quanto na unidade da região central. A pessoa deverá entregar um quilo de alimento não perecível e receberá um voucher para participar e assistir às peças. Também poderá escolher o dia em que deseja comparecer e assistir aos espetáculos teatrais. Vale lembrar que o Receita de Cultura também possui esse caráter solidário. Posteriormente, os alimentos arrecadados serão destinados a entidades filantrópicas da cidade.
Retirada dos ingressos e programação do evento
Os ingressos para os espetáculos do Receite Cultura 2026 serão disponibilizados gratuitamente para a comunidade e poderão ser retirados antecipadamente à partir do dia 10 de setembro das 08h às 17h na Clínica Integrada Unimed, localizada na Rua Tenente-Coronel Roberto, 185, Centro, e na Sede Administrativa da Unimed Centro-Oeste, na Avenida Presidente Vargas, 2725, bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.
Para a retirada e entrada nos espetáculos, será necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível. Posteriormente, os alimentos arrecadados serão destinados a entidades filantrópicas de Pará de Minas, ampliando o impacto social da iniciativa e fazendo da cultura também um instrumento de solidariedade.
Com o sucesso na captação de recursos, realizada no início de 2026, será possível a apresentação de diversos espetáculos. Uma programação mais que especial foi preparada e a população poderá conferir as seguintes peças teatrais no Auditório da Fapam. O encerramento acontecerá no dia 20 de setembro no Parque do Bariri às 19h30, comemorando o aniversário de 167 anos da cidade:
18 de setembro (Sexta-feira):
➢ 19h30- kayete com o espetáculo: Guara – Pa – Rir;
19 de setembro (Sábado):
➢ 15h – “Grupo Psiu de Luz” com espetáculo: “O Menino e o Rio”;
➢ 17h – “Grupo Iluminartt” com o Espetáculo: O coração e a Garrafa);
20 de setembro – (Domingo) – Aniversário de Pará de Minas:
➢ 10h – Gato Torto com o Espetáculo: Cantigas de Quintal;
➢ 19h30 – Grupo Maria Cutia – Espetáculo: Auto da Compadecida.
Realizado Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura o evento conta com Patrocínio da Unimed Centro-Oeste, apoio da Prefeitura de Pará de Minas e Fapam e produção da Nossa Senhora das Produções
Serviço:
Receite Cultura 2026 – 5ª Dose do festival cultural promovido pela Unimed Centro-Oeste Período de realização: Setembro/2026 Entrada dos eventos: Gratuita mediante doação de alimentos não perecíveis, os quais serão doados posteriormente para a comunidade Evento não contém área kids e não é pet-friendly.
Contato para mais informações: Unimed Centro-Oeste – (37) 3237-9900.

