Aumento do tráfico e uso indiscriminado de
drogas ilícitas preocupa em Pará de Minas

Pará de Minas em Destaque

A legalização da cannabis em algumas partes do mundo tende a indicar um aumento do uso e dos impactos relacionados à saúde, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2022 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Lançado no dia 27 de junho o documento (disponível em inglês) também revela um aumento recorde na fabricação de cocaína, expansão de drogas sintéticas para novos mercados e lacunas contínuas na disponibilização de tratamentos para usuários de drogas, especialmente para as mulheres.
De acordo com o relatório, cerca de 284 milhões de pessoas – na faixa etária entre 15 e 64 anos – usaram drogas em 2020, 26% a mais do que dez anos antes. Os jovens estão usando mais drogas, com níveis de uso em muitos países superiores aos da geração anterior. Na África e na América Latina, as pessoas com menos de 35 anos representam a maioria das pessoas em tratamento devido a transtornos associados ao uso de drogas.
Globalmente, o relatório estima que 11,2 milhões de pessoas no mundo estavam injetando drogas em 2020. Cerca da metade deste número vivia com hepatite C, 1,4 milhões viviam com HIV, e 1,2 milhões viviam com ambos.
Em Pará de Minas a situação não é diferente, o tráfico e o uso indiscriminado de drogas ilícitas aumenta de maneira assustadora. O advogado Maurício Rodrigues Nogueira, explica o sério problema que infelizmente aumenta e preocupa no município:


A população pode e deve ajudar no combate ao tráfico de drogas em Pará de Minas, denunciando de forma anônima a ação dos traficantes que estão atuando nas portas de escolas, nas praças públicas, no Parque do Bariri, nos bairros onde existe aglomeração de pessoas, como as grandes festas através dos telefones 190 ou 181 da Polícia Militar.