Boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), confirma 58 casos de Dengue e 6 de Chikungunya em Pará de Minas

Pará de Minas

Até o dia 8 de novembro, Minas Gerais havia registrado 87.525 casos de Dengue. Destes, 66.018 foram confirmados, além de 60 mortes em decorrência da doença. Outros 24 óbitos estão em investigação. Os números são de um novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que também apresentou a elevação de casos de febre Chikungunya e do vírus Zika em todo o estado.
Quanto à Chikungunya, são 7.441 anos prováveis da doença em todo o estado, sendo 5.266 confirmados. Em relação ao vírus Zika, são 56 casos prováveis e 14 confirmados em Minas Gerais até o momento.
A SES também divulgou os números referentes a cada município mineiro. Pará de Minas tem mantido bons números este ano, especialmente se comparado ao balanço de anos anteriores. Até o momento são 58 casos de Dengue registrados em Pará de Minas e seis casos de Chikungunya. Nenhum óbito está em investigação na cidade para nenhuma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Embora a situação da dengue esteja tranquila e sob controle em Pará de Minas, o gerente de Vigilância Ambiental, Adailton Antônio Moreira, destaca que o momento é propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença e convoca a população para ajudar no combate Aedes aegypti:


Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro foi realizado em Pará de Minas o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis, com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
A Vigilância Ambiental deve divulgar essa semana o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Pará de Minas.