Cavalgada 2025 de Pará de Minas é neste sábado

Pará de Minas em Destaque

Consolidado no calendário festivo da cidade, a cavalgada vai ser realizada no dia 17 de maio com concentração no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz com destino ao Sítio Santa Águeda

Pará de Minas se prepara para viver um sábado daqueles! Após o quase cancelamento do evento, a Cavalgada 2025 finalmente vai acontecer neste sábado, 17 de maio, e promete resgatar com força total a alma sertaneja da cidade! O evento começa às 10h, com concentração no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e destino final no Rancho Santa Águeda, no distrito de Meireles.

A mudança de data, tradicionalmente celebrada em abril se deu por conta de ajustes na nova gestão da Prefeitura e limitações orçamentárias. Mas quem pensou que a cavalgada seria cancelada, se enganou: o evento foi salvo por uma união de forças entre o Rancho Santa Águeda, o Sindicato Rural Patronal, a Prefeitura e a Câmara Municipal. Resultado? Um evento de entrada franca, com estrutura de ponta e espírito raiz!

Eugênio Diniz, presidente do Sindicato Rural, destacou o papel da entidade: “Quando achou um realizador para fazer a cavalgada, temos que apoiar. Como o sindicato não é dono do Parque de Exposições, ele é da Prefeitura Municipal, é bom entender isso. A gente tem que pedir o Parque de Exposição emprestado para realizar qualquer evento lá. Outra coisa que quero deixar bem claro para a sociedade é que a gente apoia as coisas boas que tem para a cidade e para o produtor rural. O sindicato não realiza festa, só apoiamos. É dever do Sindicato Rural e da Prefeitura de apoiar quem faz os eventos importantes para Pará de Minas”.

Rodrigo Levi, dono do Rancho Santa Águeda, é só gratidão: “Agradeço a Prefeitura Municipal que está apoiando com toda boa vontade, arrumando a estrada e com um carro de som, e o Sindicato Rural que deu o show pra nós. Então, por isso que conseguimos fazer de entrada franca. Porque, temos que pagar segurança, brigadista e outras taxas de alvarás. Vai ser uma cavalgada muito bacana, um pouco mais longa, mas quem gosta de andar a cavalo vai se sentir bem melhor, porque o trajeto vai ser 18 km, saindo do parque”. Ele destaca e deixa o aviso que NÃO SERÁ PERMITIDO QUALQUER TIPO DE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS.

E para os apaixonados por cavalos: atenção ao trajeto! Serão 18 km de percurso rural, com pontos de água, acompanhamento veterinário e reforço da polícia militar. O cuidado com os animais foi prioridade na organização, com fiscalização contra maus-tratos e apoio técnico em todo o caminho.

E, como não poderia faltar: música boa garantida com a dupla Renato & Juan, de Betim, além de uma demonstração emocionante de Ranch Sorting, modalidade esportiva rural que vem ganhando destaque desde 2019.

Kadu Franco, vereador e apoiador do evento, falou sobre manter a chama acesa da cavalgada, da cultura tropeira: “A cavalgada é símbolo da história e economia rural da nossa cidade. Não é a tradicional cavalgada, mas é uma cavalgada para manter as tradições. As tradições não são de hoje, elas foram construídas ao longo dos anos na nossa cidade, no nosso Estado, pelos tropeiros. E não é um desfile, igual acontecia ao redor da nossa cidade. Essa cavalgada é sim um deslocamento e um trajeto que passa por estrada de terra, passa pela zona rural da nossa cidade, que tem grande importância econômica e é fundamental para toda a nossa cidade, para toda a nossa economia. Ou seja, um evento para quem realmente gosta de cavalgar”.

A expectativa da organização do evento é de que cerca de 300 participantes estejam presentes no sábado (17). O acesso dos participantes ao local de confraternização será gratuito e contará com várias atrações musicais. Além disso, o Sindicato Rural de Pará de Minas está trabalhando junto à organização para que o animado encontro ocorra no formato desejado para todos os envolvidos.