Pacote de ações que inclui extensão da rede elétrica vai beneficiar comerciantes da Feira da Agricultura Familiar

Pará de Minas em Destaque

Começou no dia 31 de setembro de 2022 a troca da iluminação das principais avenidas de Pará de Minas, por equipamentos com tecnologia LED. O serviço faz parte do projeto de Eficiência Energética que promoverá benefícios diretos e indiretos na qualidade de vida da população, reduzindo o consumo de energia elétrica e favorecendo a segurança, o conforto e a preservação ambiental. O trabalho foi iniciado pela Avenida Professor Mello Cançado.
Nesta etapa, serão trocadas 700 lâmpadas. Além da Avenida Professor Mello Cançado, as avenidas Ovídio de Abreu, Presidente Vargas, Ronaldo de Castro Alves e Padre José Viegas serão as primeiras contempladas com as novas luminárias, que substituem as antigas, de vapor de sódio.
A qualidade da nova tecnologia será facilmente percebida pela população e a troca das lâmpadas será em diversas etapas. As pessoas poderão observar que a cidade ficará mais iluminada, favorecendo o trânsito e a segurança. A troca será progressiva, e atenderá a todos os bairros, distritos e povoados.
Dentro do Projeto de Eficiência Energética a prefeitura vai atender uma reivindicação antiga dos comerciantes da Feira da Agricultura Familiar que funciona aos sábados pela manhã em um trecho da Avenida Brasil, ao lado do Campo do Paraense, local sem iluminação. Os feirantes chegam de madrugada para montar as barracas e enfrentam dificuldades pela falta luz no local.
No local, serão instalados sete postes de iluminação, com a tecnologia LED. A iniciativa faz parte de um pacote de ações que inclui a extensão da rede elétrica, diversos novos pontos de iluminação e a troca do parque luminótecnico por lâmpadas de LED. As ações contemplam não só a zona urbana, mas também distritos e povoados.

Engenheiro Eletricista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Israel Bernardes


Além dos benefícios relacionados à segurança, a troca da iluminação resultará em uma economia de, aproximadamente, 10% no consumo de energia elétrica pelo Município. De acordo com a previsão, na segunda fase do projeto serão mais 1200 lâmpadas trocadas.