Projeto para construção de UPA animal em Pará de Minas está pronto para o alivio de tutores e protetores de animais

Pará de Minas em Destaque

Na tarde do dia 29 de setembro, protetores de animais de Pará de Minas reuniram-se com o Prefeito Elias Diniz e o Secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco, para tratarem de questões relacionadas à causa animal.
Dentre os assuntos discutidos, esteve a construção de uma unidade de saúde para animais, que terá início em breve na cidade. O prefeito Elias Diniz apresentou o projeto aos protetores de animais do município e o processo licitatório prevê para o dia 27 de outubro a convocação das empresas interessadas nesta obra.
O novo prédio será construído com toda a estrutura necessária nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis, localizado no Bairro João Paulo II e o da Prefeitura de Pará de Minas será em torno de R$ 4 milhões para construir a UPA Animal. Os recursos foram garantidos no início de 2022 através de emendas parlamentares e depois seguiram as tratativas visando a execução do projeto, cujas obras devem ser concluídas em 2023.
O prefeito Elias Diniz ressalta que a UPA Animal tem como objetivo atender a todos os tutores de Pará de Minas, principalmente aqueles sem condições financeiras de custear tratamentos para seus cães e gatos e enfatizou também que discutiu bastante o assunto com os protetores de animais de Pará de Minas, traçando várias diretrizes visando o bem-estar dos animais:


De acordo com a tutora e protetora de animais Silvânia Rodrigues o projeto trará benefícios para a população pará-minense. Ela ressalta que o prefeito Elias Diniz está realizando o sonho de muitos e colocando um ponto final em uma espera de 30 anos:


O atendimento prestado aos cães e gatos até pouco tempo era feito por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, mas como se trata de uma questão relacionada a fauna, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente assumiu a responsabilidade por esse serviço e criou o Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos (CCP) que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).