Os presidentes dos Três Poderes da República divulgaram, no fim da manhã do dia (9), uma nota conjunta em defesa da democracia. No texto, eles dizem rejeitar os “atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas”.
“Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras”, diz a nota, que foi publicada no perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em redes socais. “Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz, e da democracia em nossa pátria”.
Além de Lula, assinaram a nota o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente em exercício do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber.
“Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria. O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”, conclui o texto.
Os presidentes de Poder se reuniram no início da manhã de segunda-feira (9), depois que as sedes de Executivo, Legislativo e Judiciário foram invadidas na tarde de domingo (8) e depredadas por vândalos e pessoas que não aceitam o resultado das eleições do ano passado e pedem um golpe militar no país.
Também participaram o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, além dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli.
Governadores
À tarde, os presidentes de Poder devem participar também de reunião com os governadores de todos os estados. Após os episódios de ontem, o governador do Distrito Federal (DF) foi afastado pelo Supremo. Na manhã de hoje, a administradora do Plano Piloto – região central de Brasília –, Ilka Teodoro, deixou o cargo. Ainda na noite de domingo (8), Lula visitou o Palácio do Planalto e a sede do Supremo. Em seu perfil oficial numa rede social, ele disse que “os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público de Brasília estão sendo identificados e serão punidos”. Ainda na tarde do dia (8), o presidente decretou intervenção federal na Segurança Pública do DF.
Em nota, presidentes dos Três Poderes chamam atos de “golpistas”
Últimas notícias
- — Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio segue com a Campanha Natal Escolar
- — Anvisa aprova medicamento contra a Covid-19 para venda em farmácias, mas o remédio ainda não chegou em Pará de Minas
- — Funed aponta aumento de circulação de<br>SARS-Cov-2 e de outros vírus respiratórios
- — Ipsemg alerta para golpes contra beneficiários
- — Casos de Covid-19 aumentam e uso de máscara volta a ser obrigatório no HNSC
- — Encabeçamento de pontes na BR 262 próximo a<br>Pará de Minas está cedendo e preocupa motoristas
- — Novembro Azul: saúde do homem em foco
- — Fundação João Pinheiro abre inscrições para assessoria gratuita a municípios
- — 1xbet вход В Личный кабинетик: Официальный Сайт 1хбет К
- — Convênio beneficia mais de 5 mil animais de rua e da população de baixa renda em MG
