ENCONTRO REÚNE NETOS, BISNETOS,
TRINETOS E TATARANETOS EM PARÁ DE MINAS

Pará de Minas em Destaque

O sábado, 28 de janeiro de 2023, ficou marcado para a Família Pereira. O 1º Encontro do Primos e Primos Pereira, reuniu tios, netos, bisnetos, trinetos e tataranetos. Alguns se encontraram pela primeira vez, outros se reencontraram depois de anos.
Foi um dia de muita emoção e alegria para os mais de 100 familiares presentes. A história da Família Pereira começou com o casal Antônio Pereira Arruda, falecido em 20/01/1972, e Maria Adriana de Jesus, que faleceu em 03/07/1998.
Em uma fazenda do distrito de Bom Sucesso, o casal criou os 16 filhos: Maria, José Pereira, Luzia, Zulmira, Mariana, Conceição, João, Lourdes, Adão, Alzira, Eva, Rita, Pedro, Elza, Marlene e Lúcia. Dos 16 filhos, 5 estão vivos: Lourdes, Lúcia, Elza, Eva e Pedro.
Ao longo dos anos, apesar da família numerosa: são 108 netos, 247 bisnetos, 230 trinetos e 11 tataranetos, perderam o contato entre si. A ideia da realização de reencontrar os familiares partiu da neta Margarida.
Decidia a realizar o seu sonho de reunir a família, Margarida, fez uma postagem na rede social Facebook. E o sonho tomou forma, quando a conversa chegou até o primo Gerson, que muito animado, começou junto dos outros primos a organizar o 1º Encontro dos Primos e Primas Pereira, como conta Margarida:
“Eu trabalhava em uma casa e o pessoal fazia um encontro de primos. De ver eles se reunirem eu comecei a ficar entusiasmada com isso. A nossa família é enorme, e ninguém se conhecia, com as dificuldades do dia a dia, eu fui deixando esse desejo adormecido, só que no ano passado pensei, agora festa dos primos da minha família Pereira sai. Depois da publicação, começaram os comentários, dos comentários montamos o grupo no WhatsApp e agora nós reunimos. Para mim é a realização de um sonho, fiquei imensamente feliz, a nossa família é muito numerosa, e ninguém conhecia ninguém, isso aqui é só o começo, ano que vem tem mais”, comemora Margarida.
Entre os tios presentes, esteve a senhora Elza Maria Pereira, que agradeceu a oportunidade de poder ver a reunião do sobrinhos e familiares.
“É maravilhoso ver essa reunião, não tinha nada melhor que podia acontecer. Eu só agradeço a Deus pela Margarida, por ter tido essa iniciativa de reunir os meus irmãos, sobrinhos, tinha gente que tinha muito tempo que eu não via. E que a gente não perca o contato, espero que ano que vem tenha mais um encontro e os que não tiveram presentes possam estar.”
Já para o primo Weliton Pereira, que veio da cidade vizinha de Itaúna, a festa dos primos foi uma confraternização grandiosa:
“Somos uma família muito grande, eu não conhecia a maior parte, e já estou com 62 anos. Foi uma experiência maravilhosa, reencontrei alguns primos que lembrava da infância, e acabei conhecendo um monte de gente, vários primos que eu nunca poderia imaginar que iria conhecer. Eu achava que era impossível de reunir essa grande família, mas graças a persistência da Margarida, isso acabou se tornando realidade. E que não fique só nisso. E para quem está lendo eu deixo um recado: faça a mesma coisa, se reúna, às vezes passamos pelas pessoas ao nosso lado e não nós conhecemos, às vezes essa pessoa do nosso lado, é um familiar”, finaliza Weliton.
O 1º Encontro dos Primos e Primas Pereira contou com a presença de familiares vindos de várias cidades da região: Betim, Azurita, Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana e até de Belém do Pará.