O Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de maio publicou a portaria do Ministério da Saúde sobre os critérios de divisão dos recursos federais complementares para o pagamento do piso às categorias da enfermagem.
A portaria foi publicada após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à lei que viabilizou o pagamento do piso nacional da enfermagem com abertura de crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento de 2023 que serão repassados a estados, municípios e Distrito Federal.
Com a nova forma de divisão dos recursos, todas as gestões municipais receberão um repasse mínimo da União. Os critérios observaram questões socioeconômicas e demográficas, visando contemplar municípios com menor poder aquisitivo.
Vale lembrar que não compete ao Ministério da Saúde estabelecer critérios que digam respeito às jornadas de trabalho, aos padrões de vencimento e aos sistemas remuneratórios estabelecidos entre os entes subnacionais e seus respectivos servidores, nem entre empresas privadas e seus funcionários.
O Ministério da Saúde constituiu um comitê para atender as diferentes demandas relacionadas ao repasse de recursos federais em apoio à implementação do piso. A pasta acredita no diálogo interfederativo para fazer frente ao desafio.
Ministério da Saúde publica portaria com critérios da divisão dos recursos para o piso de enfermagem
Últimas notícias
- — Lixo descartado de maneira irregular continua colocando em risco a saúde da população pará-minense
- — Destination Climax Des Paris Sobre Ligne Pour Dieses Sports Passionnants Ou Une Action De Casin
- — Começou ontem a vacinação ampliada contra meningite no estado
- — Morador do Cecília Meireles usa tribuna livre da Câmara Municipal para reclamar do transporte em Pará de Minas
- — Número de cidades em situação de emergência pela seca chega a 81
- — Workshop sobre saúde bucal reúne profissionais da odontologia na Câmara Municipal
- — Estudantes ganham novo prazo para a renovação de matrícula na rede pública estadual de ensino
- — Minas Gerais amplia público para vacinação contra meningite
- — Padre Reginaldo Manzotti envia mensagem especial ao HNSC
- — Outubro Rosa: tabagismo pode favorecer o desenvolvimento do câncer de mama em mulheres com menos de 44 anos
