Pastoral Carcerária doa relação completa de itens para o salão de beleza do pavilhão feminino da Penitenciária Pio Canedo

Ultimas

Apesar de contar com poucos integrantes, a Pastoral Carcerária marca presença de forma muito positiva em Pará de Minas. Por ocasião do Natal de 2021, ela organizou missa em cada pavilhão da Penitenciária Doutor Pio Canedo e com a ajuda de todas as paróquias, montou um pequeno kit de higiene para cada detento. Mas, o trabalho na Penitenciária continua sendo um grande desafio para os membros da Pastoral.

O presídio conta atualmente com, aproximadamente, 700 detentos, dos quais cerca de 42 são mulheres.  Esse número varia, constantemente, em função das transferências ou recepção de novos sentenciados. A Pastoral Carcerária procura estar sempre atento às dificuldades dos detentos.

Há alguns anos funciona dentro do presídio um pequeno salão de beleza que foi doado pela Pastoral onde as sentenciadas buscam a autoestima se produzindo. As que sabem fazer unha, cortar cabelo ou fazer maquiagem ajuda a outra a ficar mais bonita.

Porém, o salão estava necessitando de muita coisa e Heleno Gomes, coordenador da Pastoral Carcerária de Pará de Minas, explica que isso já está sendo observado, providência já está sendo tomada para que não falte nada que sirva para levantar o astral das mulheres que estão cumprindo pena no presídio:

“Neste ano nós estamos enviando lá pra dentro, para esse salãozinho de beleza, uma relação completa de tudo aquilo que elas precisam porque estava tudo acabado e nós estamos dando uma reformulada nos itens do salão de beleza lá do pavilhão feminino”.

Na verdade algumas sentenciadas passaram por um treinamento para cuidar de pelo menos quatro detentas que são sorteadas todas as semanas e passam por uma mudança completa de beleza aos sábados. Esse trabalho é importante para que essas mulheres tenham mais dignidade mesmo cumprindo pena na Penitenciária Doutor Pio Canedo.