Secretaria de Saúde de Pará de Minas disponibiliza vacina contra o HPV para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos

Pará de Minas em Destaque

A vacina HPV quadrivalente é indicada para ambos os sexos e é capaz de prevenir infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV dos subtipos 6, 11, 16 e 18. Com ela, é possível evitar o câncer de colo de útero, vulva e vagina nas mulheres, do pênis em homens e câncer de canal anal em ambos os sexos. Além disso, a vacina HPV também previne os condilomas (verrugas genitais).
O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) com maior recorrência. Trata-se de um grupo diversificado de vírus que acometem a pele ou mucosas das pessoas, podendo causar verrugas anogenitais, o que é chamado de condilomas. Esses vírus também podem estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
Diante da importância da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas alerta que as doses da vacina contra o HPV estão disponíveis para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Em coletiva de imprensa realizada na manhã da última terça-feira (17), a Enfermeira Érica Regina da Silva, Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre a vacinação contra HPV em Pará de Minas:

Enfermeira Érica Regina da Silva


Pará de Minas alcançou uma cobertura vacinal contra o HPV de pouco mais de 70%, e ainda está distante da meta, mas pretende melhorar este índice. Na tentativa que isso aconteça, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando a vacina contra o HPV para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira de 7h30 às 16h.
A vacina está disponível também no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de segunda a sexta-feira de 7h30 às 16h e aos sábados de 8h às 12h. Lembrando que a apresentação do Cartão de Vacina é indispensável.