VI Semad mostra a importância da prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Ultimas

A VI Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas vai movimentar Pará de Minas e o INSTAGRAM: @comadpm_oficial entre os dias 21 e 26 de junho. O Comad – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e a Prefeitura realizarão uma programação virtual e variada que mostra a importância da prevenção ao uso de drogas.

O evento de forma online devido a pandemia do Coronaírus teve início nesta segunda-feira, 21 de junho com as seguintes participações:

1 – Tânit Jorge Sarsur – Especialista em Políticas Públicas pela     Universidade Federal de Minas Gerais e profissional de carreia do Estado de Minas Gerais com larga experiência na gestão e assessoria na         execução de projetos ligados a política estadual de prevenção ao uso de drogas.

2 – Viviane Carvalho – Enfermeira, presidente do COMAD e coordenadora da Atenção Primária.

Tema: A importância do COMAD no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas e apresentação da rede de atenção as pessoas em sofrimento pelo                uso abusivo de álcool e outras drogas.

Viviane Carvalho, enfermeira, presidente do COMAD e coordenadora da Atenção Primária destacou a importância da realização da VI Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas que começou nesta segunda-feira e se estende até o próximo sábado, 26 de junho, com uma extensa programação virtual:

“A gente começou nesta segunda-feira com uma semana rica, eu acho que com grande propriedade do tema onde a gente conta com vários parceiros do município pra trazer principalmente o foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Nós estamos na sexta edição da Semana Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas do Município, então a gente veio se adequando pós pandemia com uma programação com proposta sobre políticas sobre drogas”.

A programação até o próximo sábado é a seguinte: Nesta terça-feira, 22 de junho com transmissão de Live às 20h, pelo INSTAGRAM: @comadpm_oficial:

Participantes:

1 – Leidilaine Brito – Enfermeira – Gerente da ABRACO – Associação       Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer

2 –  Marina Saraiva – Psicóloga, Pós-graduada em Psicanálise e Coordenadora da Saúde Mental

Tema: O impacto do uso abusivo de drogas no adoecimento mental e físico do usuário, bem como o aumento da possibilidade de incidências de diversos tipos de câncer.

Nesta quarta-feira, 23 de junho – Workshop do COMAD da 13h às 17h para Elaboração do Plano Intersetorial de Políticas sobre Drogas. Local: Sindicato Rural Patronal

Cronograma do Workshop:

13h – Credenciamento;

13h30 – Palestra “Eu e o outro” – palestrante Eunaihara Ligia Lira Marques – Psicóloga, Doutora em Ciências da Saúde pelo IAMSPE/ SP, Mestre em Psicologia pela UFMG, Especialista em Neuropsicologia e Professora de ensino superior e pós-graduação da FAPAM – Faculdade de Pará de Minas.

14h10 – Palestra “Qual é o Plano” – palestrante Ana Clara Teles Meytre. Enfermeira graduada pela UFV JM, Especialista em Saúde Pública e referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas.

15h – Café;

15h15 – Grupos;

17h – Encerramento

Ainda nesta quarta-feira, 23 de junho – Transmissão de Live às 20h, pelo INSTAGRAM: @comadpm_oficial

Participantes:

Soraya Romina – Subsecretaria de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais.

Viviane Carvalho – Enfermeira, presidente do COMAD e coordenadora da Atenção Primária.

Tema: O impacto do uso e abuso de álcool e outras drogas na pandemia

Na quinta-feira, 24 de junho – Transmissão de Live às 20:00 horas, pelo INSTAGRAM: @comadpm_oficial

Participantes:

1 – Gustavo Henrique Duarte Silva –   Assessor do vereador Juninho.

2 – Vereador Juninho.

Tema: Depoimento de superação do vereador Juninho como ex-usuário.

Na sexta-feira, 25 de junho, postagem no Instagram do COMAD, @comadpm_oficial, e redes sociais da prefeitura de gravação de coletiva com a participação de representantes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes e Polícia Militar, abordando a importância da intersetoriedade no desenvolvimento das ações de combate ao uso de drogas.

No sábado, 26 de junho, no encerramento da VI Semad – Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas acontecerá uma atividade ao ar livre de conscientização para a população sobre os malefícios do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Exposição de faixas com frases sobre o tema e distribuição de máscaras de proteção no semáforo da Praça da Matriz em frente a Sorveteria Alvorada, na Ponte Grande e na Praça Melo Viana, a partir das 9h.