Aumenta o número de casos suspeitos de dengue em Pará de Minas e o momento é de preocupação para evitar uma epidemia da doença

Pará de Minas em Destaque

Até o dia 20 de março quando foi anunciado o Boletim Epidemiológico do Estado, Minas Gerais registrou 105.439 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 35.678 casos foram confirmados para a doença. Há 13 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 52 óbitos em investigação.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 32.572 casos prováveis da doença, dos quais 9.306 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados dois óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 13 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 130 casos prováveis. Há seis casos confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.
Em Pará de Minas também há a preocupação pelo aumento no número de casos. Até o momento já foram notificados mais de 700 casos suspeitos de Dengue e 18 de Chikungunya. Em relação à dengue, é uma média de 6,8 casos registrados diariamente.

Adailton Antônio Moreira, Gerente da Vigilância Ambiental


O setor de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando em cima dessas notificações e para evitar o avanço da dengue em Pará de Minas está fazendo o trabalho de bloqueio que é dentro de um raio de 300 metros do endereços dos moradores.
Os agentes de combate a endemias estão fazendo remoção, eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e já estão usando inseticida, que é uma bomba costal que o pessoal conhece como fumacê leve.
A população pará-minense precisa fazer sua parte e combater o Aedes aegypti. Bastam apenas 10 minutos por semana para eliminar em casa, no trabalho os criadouros do mosquito uma vez que, com ações simples, é possível acabar com o mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e o vírus Zika.
Denúncias sobre lotes sujos, casa abandonada com caixa d´água sem tampa ou qualquer suspeita de locais que possam estar abrigando focos do mosquito transmissor da dengue podem ser feitas através do telefone (37) 3231-7722.