Avanço dos casos de dengue foi tema da 13ª Reunião da Câmara Municipal

Pará de Minas em Destaque

Na última segunda-feira (17), aconteceu a 13ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas neste ano de 2023. Depois de um pedido de vista na sessão do dia 10 de abril, os vereadores deveriam discutir e votar o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2023. A proposta teve votação adiada mais uma vez com pedido de vista da vereadora Irene Melo Franco em nome da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.
O Projeto de Lei Ordinária nº 30/2023 entrará na pauta da 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal que será realizada na próxima segunda-feira, 24 de abril e se aprovado, será instituída em Pará de Minas a Política Municipal para a População em Situação de Rua – PPSR.
A proposta tem como objetivo garantir a continuidade dos serviços ofertados à população de rua e avançar sobre as novas demandas que surgem no dia a dia, entre elas assegurar a essa parte da população o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.
Atendendo a requerimento do vereador Carlos Lázaro, estiveram no plenário, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ana Carolina Campolina, a referência técnica do setor, Maria de Lourdes Liguori e Douglas Duarte, supervisor geral de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Eles falaram sobre a atual situação e apresentaram números da dengue e chikungunya em Pará de Minas.

Vereador Carlos Lázaro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara

Vereador Ronnie Barbosa, membro da Comissão de Saúde


Só em 2023 já são 1092 casos suspeitos de dengue notificados e 57 confirmados. Em relação a chikungunya, Pará de Minas tem 41 casos notificados. A preocupação é que o município tenha novamente uma epidemia de dengue como em 2016, 2019 e 2020, quando mais de 5 mil casos suspeitos da doença foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ana Carolina Campolina


A Secretaria de Saúde lembra que todos os casos suspeitos são tratados como se fossem confirmados, para que a assistência ao paciente não atrase.

Maria de Lourdes Liguori

Vereador Márcio Lara


Na próxima segunda-feira, 24 de abril, às 18h, será realizada a 14ª reunião ordinária da Câmara Municipal.