Câmara e Prefeitura trabalham na tentativa de viabilizar passagem de gasoduto por Pará de Minas

Pará de Minas

Na tarde da última quinta-feira (18), uma comitiva de Pará de Minas se reuniu com o presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) Gilberto Valle, na sede da empresa em Belo Horizonte. Eles foram mais uma vez solicitar apoio para que o município seja contemplado com o novo gasoduto que será construído entre a Região Metropolitana e Divinópolis.
O edital do processo licitatório já foi lançado, mas não contempla Pará de Minas. O novo gasoduto vai de Betim até Divinópolis, passando por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna. As obras estão previstas para começar em julho e tem conclusão estimada para 2025.
A comitiva foi solicitar um aditivo no contrato para extensão de aproximadamente 15 quilômetros de gasoduto, da MG-431 na região de Itaúna, até Pará de Minas. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Dilé. Participaram ainda o deputado estadual Fábio Avelar, o vice-prefeito Paulo Francisdale, representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas, da Ascipam, da Fiemg, da Agência Novo Oeste e do Grupo Mais.
O vereador Dilé participou da reunião com representantes da Gasmig e saiu esperançoso do importante encontro:

Vereador Dilé


Durante a reunião, os representantes da Gasmig apresentaram o projeto do novo gasoduto à comitiva e destacaram a importância da região de Pará de Minas. Disseram que, para atender a demanda de extensão até o município, é necessário primeiro a formação de uma demanda das empresas que podem utilizar o gás natural como fonte de energia e um estudo de viabilidade técnica e financeira.