Cemitério Santo Antônio de Pará de Minas
está sendo preparado para o Dia de Finados

Pará de Minas em Destaque

A próxima quarta-feira será feriado nacional, trata-se do dia 2 de novembro, data em que se celebra o Dia dos Finados no Brasil e no mundo ocidental. Nesse dia, é comum que as pessoas visitem os túmulos de seus entes queridos, se lembrem deles, levem flores, velas e façam rezas e orações por aqueles que se foram. Também é comum a celebração de missas e cultos no feriado.
No Brasil, o Dia dos Finados é comemorado um dia após a celebração do Dia de Todos os Santos pela igreja católica. Os cultos pelos mortos existem há vários séculos e várias civilizações fazem suas celebrações de diversas maneiras. Mas de acordo com o site católico Vatican News, a origem do Dia de Finados na data que conhecemos no Ocidente se deu na Europa no século X.
Em Pará de Minas é tradição as pessoas visitarem os túmulos de seus entes queridos para lembrarem deles, levam flores, velas e fazem orações pela intenção das almas daqueles que já se formam. Este ano o Dia de Finados será celebrado na próxima quarta-feira e a expectativa é que cerca de 15 mil pessoas passem pelo Cemitério Santo Antônio.
João Américo, gerente do velório e do cemitério, destaca que todas as providências estão sendo tomadas para receber com segurança todas as pessoas que forem ao Cemitério Santo Antônio no Dia de Finados, e confirma a celebração de missas que há dois anos ficaram suspensas devido a pandemia da Covid-19:


A entrada e os muros do Cemitério Santo Antônio foram pintados, os túmulos estão sendo limpos e o cemitério está passando por uma limpeza geral para receber os visitantes no Dia de Finados.
Lembrando que está proibido os vasos de plantas que acumulam água, os visitantes não devem pisar sobre as tampas dos túmulos e nas entradas do cemitério e também no velório haverá serviço de informações para ajudar as pessoas a localizarem os túmulos dos entes queridos.
Serão celebradas três missas, sendo uma às 7h, outra às 10h e a última às 16h, faltando apenas a confirmação desses horários. O altar será montado na frente da Capelinha e serão disponibilizadas 200 cadeiras para que os idosos possam assistir as missas com mais conforto.