HNSC investe na segurança do trabalho e novos membros da CIPA tomam posse

Pará de Minas

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu, entre os dias 5 e 11 de novembro, um treinamento de 20 horas para a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Ele foi realizado pelos técnicos de Segurança do Trabalho do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Letícia Aguiar e Mateus Lopes. A cerimônia de posse foi realizada no último dia 15 e, a partir desta data, a nova gestão trabalhará auxiliando o setor do SESMT na prevenção de acidentes do trabalho.

A CIPA tem como objetivos a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, tais como ferimentos e contaminação com perfuro cortante, prevenção à hepatite e HIV, dentre outros. A nova gestão vai até 2022 e conta com 22 membros: 11 eleitos pelos colaboradores do HNSC e 11 indicados pelos representantes da empresa.

O TREINAMENTO

O conteúdo do treinamento é dado de acordo com a Norma Regulamentadora 5 (NR 5), responsável por tratar de todas as atribuições da CIPA. No primeiro dia, os novos participantes puderam aprender sobre a NR5 e suas novas atribuições. O que é e como funciona a CIPA, sua composição, obrigações e os riscos de um hospital, além de noções básicas de prevenção e combate a incêndios, funcionamento dos extintores e sinalização também fizeram parte da programação.

Leonardo Viana, integrante da equipe do SAMU, foi o responsável por apresentar conteúdo sobre noções básicas de primeiros socorros, como manobras de PCR, engasgo, fraturas, dentre outros. Encerrando o treinamento, os participantes puderam trocar experiências e conhecimentos adquiridos na semana. Ao final, todos receberam um certificado do treinamento.

Deixe um comentário