Mais de 11 milhões de foliões passaram por Minas Gerais neste carnaval, em Pará de Minas a folia foi tranquila

Pará de Minas

O governo de Minas Gerais apresentou nesta quinta-feira (23) o balanço das ações estaduais no Carnaval de 2023. Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult) Leônidas Oliveira, “o evento vai se tornar uma política publica ligada a economia criativa”. O decreto deve sair em 30 dias. Além disso, completou o secretário, o fluxo turístico superou as expectativas, foram mais de 11 milhões de foliões na capital e no interior mineiro.

  • 5 milhões de pessoas na capital;
  • 6.2 milhões de pessoas no interior de Minas;
  • R$ 7,7 milhões investidos em editais (incentivos fiscais);
  • 240 mil pessoas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins;
  • 130 mil pessoas chegaram à capital pela rodoviária, no centro da cidade;
  • Arrecadação de R$ 1,5 bilhões gerados na economia;
  • Média 80% de ocupação da rede hoteleiras em todo estado.
    O número de ocorrências criminais registrou decréscimo, segundo o balanço. O crime de roubo, por exemplo, teve redução de 75% no estado, e o de importunação sexual, de 40%, em BH. A Polícia Civil realizou 4 mil procedimentos, dentre eles prisões em flagrante.
    Ao todo, segundo a Polícia Militar, 1,5 mil veículos foram apreendidos e 1,1 mil pessoas conduzidas por embriaguez ao volante, resultando na redução de 47% o número de acidentes com mortes. O Corpo de Bombeiros informou que, por motivo de segurança, apenas um bloco precisou ser interditado, uma vez que ele não tinha previsto isolamento de corda para o trio.
    Em Pará de Minas o Carnaval 2023 foi tranquilo e nenhuma ocorrência mais grave foi registrada durante o evento. Um setor que sempre gera problemas para fiscalização do Sindicato dos Comerciários também foi tranquilo e funcionou dentro do acordo firmado entre a entidade classista e a Ascipam, conforme explicou o presidente do sindicato Fausto José Conceição Abreu.

Presidente do sindicato Fausto José Conceição Abreu


A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional de Pará de Minas já está trabalhando para promover um Carnaval grandioso no município em 2024 e a expectativa é que a folia atraia um grande número de turistas.