Parlamento Jovem: escola de Torneiros é novamente parceira da Câmara Municipal

Pará de Minas

Começou a edição 2023 do Parlamento Jovem, programa de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG e da PUC Minas, realizado em parceria com diversas câmaras municipais de cidades mineiras. A cada ano, um tema de relevância social e de interesse dos jovens é trabalhado por meio de atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a eles entenderem e exercerem a cidadania.
Em Pará de Minas, este ano, o Parlamento Jovem volta à Escola Estadual Zico Ferreira, em Torneiros. Participam das atividades 51 estudantes do ensino médio: 24 da primeira série e 27 da segunda. As oficinas de formação política iniciaram em abril, no dia 26, abordando a história do PJ, o tema da edição 2023 “Jovem e Mercado de Trabalho” e o papel do vereador e as funções da Câmara.
As oficinas foram ministradas pela coordenadora municipal do projeto, Aparecida Libéria Moreira, servidora da Câmara Municipal. No segundo dia de oficinas, os temas foram “Políticas públicas: o que são, quem faz e o ciclo das políticas públicas” e “Políticas públicas de juventude”, ministradas por Flávio Salgueiro Moreira, servidor público, voluntário no projeto desde o início dos trabalhos em Pará de Minas.
O PJ Minas é um programa de formação política destinado a estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Desde 2004, a proposta oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer e ampliar o entendimento sobre a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
Em três etapas, municipal, regional e estadual, os participantes pesquisam, refletem e debatem temas contemporâneos de modo a produzir propostas de ações legislativas, as quais, selecionadas na última etapa, são encaminhadas para trâmite na Assembléia de Minas.
Em Pará de Minas, o projeto Parlamento Jovem de Minas começou no ano de 2016 e a adesão da Câmara Municipal foi em 2017 com o tema “Educação Política nas escolas”. A cidade de Pará de Minas integra o Polo Centro-Oeste, que esse ano, abrange dez cidades: Arcos, Capitólio, Carmo do Cajuru, Itaúna, Japaraíba, Nova Serrana, Pains, Pará de Minas, Pitangui e Pompéu.
A etapa municipal, que abrange oficinas de formação política e temática, oficinas de planejamento e execução de diagnóstico local, oficinas para construção das propostas e realização da plenária municipal vai até 7 de julho. Depois, começa a etapa regional, quando todas as cidades que integram o Polo Centro-Oeste realizam atividades da etapa regional.