Prefeito Elias Diniz apresenta retrospectiva de sua gestão em 2022

Pará de Minas em Destaque

O Prefeito Elias Diniz, em coletiva de imprensa em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 22 de dezembro, apresentou esta retrospectiva, ele fez agradecimentos deixou claro que a retrospectiva mostra um pouco o que foi feito em 2022 e deixou claro que em 2023 o trabalho em prol de Pará de Minas será ainda maior:

Elias Diniz

No encerramento da apresentação da retrospectiva de sua gestão em 2022 o Prefeito agradeceu à todos os servidores municipais e aproveitou para desejar um feliz Natal a todos.

O ano de 2022 começou apresentando desafios para a administração municipal. Logo em janeiro, as fortes e prolongadas chuvas provocaram grandes estragos em Pará de Minas, impondo à Prefeitura ações emergenciais em praticamente todas as regiões da cidade e da zona rural. Ruas, avenidas e estradas vicinais foram bastante danificadas, assim como escolas, cmeis e unidades de saúde.
Paralelamente às intervenções realizadas para minimizar os estragos, a Prefeitura tomou providências para garantir a segurança e o primeiro amparo às famílias que tiveram seus imóveis interditados pelos órgãos competentes. Assim, iniciou-se uma força tarefa integrada pelas Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura; Assistência e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano; Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Saúde; Educação e Cultura e Comunicação Institucional, principalmente.
Junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a administração municipal realizou diversas ações. Nesse período, a situação tornou-se ainda mais crítica, com o risco de rompimento da Barragem da Usina do Carioca, exigindo que a Prefeitura montasse uma base de mobilização na UBS do Distrito, para definir ações de socorro, salvamento e retirada de famílias ameaçadas pelas inundações, assim como de monitoramento das condições da barragem.
Passado o período chuvoso, o trabalho foi iniciado com a recuperação de estradas, construção de pontes, reforma de unidades de saúde e de ensino, tapa-buracos e intervenções para estabilizações de áreas afetadas. Essas ações não consistiram apenas no restabelecimento das condições anteriores às chuvas. Elas foram além ao serem realizadas considerando o desenvolvimento do Município para os próximos anos. Um exemplo foi o início da realização do maior investimento em drenagem pluvial já realizado em Pará de Minas. A cidade, que sofre há décadas com as inundações, passou a assistir à grande movimentação na construção da nova rede na Avenida Ronaldo de Castro Alves, para evitar inundações e alagamentos comuns na região. As construções de gabiões na Avenida Professor Mello Cançado e na Rua Alemanha também solucionaram problemas antigos.
A troca da iluminação das principais avenidas de Pará de Minas por equipamentos com tecnologia LED foi iniciada, favorecendo a segurança, o conforto e a preservação ambiental.
Na área da Saúde, o Município conciliou a reestruturação dos serviços ofertados para atender a demanda reprimida por consultas, exames e procedimentos com investimentos para ampliar e melhorar a assistência à população. Dessa forma, foram revistos protocolos e consolidados avanços como a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas, o credenciamento do Centro de Excelência em Oftalmologia e o início de construções de UBSs e farmácias.
O maior conjunto simultâneo de obras na rede municipal de ensino começou a ser realizado com as construções, ampliações e reformas de cerca de 10 escolas e cmeis. Alguns desses investimentos significam praticamente a reconstrução dos prédios. Investimentos em novas quadras poliesportivas e melhorias de algumas existentes nas escolas municipais também foram iniciados.
Já consolidada como a Cidade do Esporte, Pará de Minas recebeu atletas de diversos pontos do país, fomentando o setor e movimentando a cadeia produtiva do turismo. A reforma e reativação dos alojamentos do Clube Praça de Esportes do Pará deram impulso à atração de desportistas e à promoção de competições regionais e estaduais.
O início das obras de adequação do ginásio poliesportivo do Clube Praça de Esportes do Pará foi um importante passo para a instalação de um Centro de Alto Rendimento Esportivo aqui. Já a logística montada para a realização da etapa regional do JEMG, foi reconhecida como a melhor de Minas.
O aprimoramento da qualificação dos serviços ofertados no âmbito da Assistência Social foi confirmado ao longo do ano, por meio da execução de diversos programas e projetos. A rede socioassistencial do Município promoveu inúmeros atendimentos a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A promoção de cursos de qualificação profissional permitiu a inclusão e a ascensão de centenas de pessoas no mercado de trabalho.
A Cultura esteve mais perto da população e da classe artística. Exposições, recitais, shows e eventos culturais ampliaram o acesso ao entretenimento e ao lazer. O Forró do Pará levou alegria para a Praça Torquato de Almeida. Pará de Minas foi destacada em Minas com a realização do Seminário Itinerante da Rede Estadual de Gestores da Cultura e Turismo.
A Revitalização da escadaria de acesso ao Cristo Redentor e a instalação das Estações da Via Sacra tornaram ainda mais especial o nosso principal ponto turístico. A Cavalgada e a Festa do Frango e do Suíno movimentaram o Chicão, e o Natal Luz, em parceria com a Ascipam, celebrou a esperança com uma diversificada agenda.
Positivo também deve ser considerado o relacionamento institucional da Prefeitura com órgãos dos governos federal e estadual, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Com respeito à competência de cada um desses e o reconhecimento da importância de todos eles para o desenvolvimento do Município, avançamos na construção de uma Pará de Minas cada vez melhor. Uma missão confiada pela população e que tanto nos honra.

Saúde


O ano de 2022 foi, mais uma vez, recheado de desafios para a Saúde. A pandemia esteve, na maior parte do ano, sob controle, porém, não terminou, o que exigiu dos gestores e demais colaboradores uma vigilância constante. A vacinação seguiu sendo incentivada e as consultas e testes foram realizados, de modo a contornar a situação delicada pela qual o Brasil e o mundo passaram nos dois anos anteriores.
Um grande ponto positivo foi a retomada dos atendimentos odontológicos, em abril, após mais de dois anos de interrupção devido à pandemia. Também reflexo do isolamento social imposto pela Covid-19, os atendimentos psicológicos e psiquiátricos aumentaram de maneira considerável, demandando ainda mais os serviços das equipes de Saúde Mental, em comparação ao ano anterior.
Em relação a 2021, houve um aumento dos investimentos na área da saúde, mas com redução do percentual de recursos oriundos do próprio Município. Ou seja, os esforços para obter recursos junto aos governos estadual e federal foram bem-sucedidos, e serão intensificados em 2023. Uma das iniciativas possibilitadas pelo incremento dos recursos foi a ampliação das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), de 26 para 27, alcançando uma cobertura ainda maior da população pará-minense. Além disso, mais três equipes de Atenção Primária passaram a atuar na UBS Nossa Senhora da Piedade.
A informatização da rede de atenção à saúde facilitou agendamentos no Departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, mas conhecido pela sigla TFD. Visando a desburocratização, não são mais exigidas cópias de documentos pessoais para a maioria dos atendimentos. Ultrassons e cateterismo passaram a ser agendados em até 30 dias. Além disso, também houve o fim da fila para a realização de exames de mamografia, incentivados pela Secretaria por meio da campanha Outubro Rosa, com ações em diversos locais do Município. Elas conscientizaram a população sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama e de cuidados com a saúde da mulher, em geral.
Por fim, um outro destaque no ano foi a implantação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), da Hemominas, dentro do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Com isso, os doadores de sangue de Pará de Minas não precisam mais deslocarem-se para outras cidades da região para realizarem a doação.
No balanço das atividades da Secretaria Municipal de Saúde em 2022, também se destacam:

  • Criação de espaço exclusivo para atendimento pediátrico de urgência, no Hospital Municipal Padre Libério;
  • Contratação de psicólogo para integrar a equipe multidisciplinar do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)
  • Credenciamento do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO);
  • Aquisição de aparelho de endoscopia/colonoscopia;
    -Início da realização de exames laboratoriais solicitados nas unidades da rede municipal de saúde pelos laboratórios Hermes Pardini e Horta Soares;
  • Habilitação da Residência Terapêutica;
  • Reorganização do Programa de Educação Permanente com temas voltados à vivência das equipes e contratação de facilitadores de outros serviços e instituições;
  • Realizações de diversas ações de incentivo e promoção da imunização da população em geral;
  • Incremento das campanhas de promoção à saúde;
  • Ampliações do atendimento à Saúde do Trabalhador;
  • Reorganização das agendas para incremento na oferta de consultas e procedimentos;
  • Ampliação da oferta de procedimentos de média e alta complexidade e início do Programa Opera Mais Minas Gerais;
  • Protocolo de Acompanhamento à Gestação – Fase de conclusão;
  • Implementação do Protocolo Municipal para dispensação de fraldas descartáveis;
  • Contratação de Empresa para manutenção de Unidades de Saúde;
  • Reforma da UBS do bairro Padre Libério
  • Reforma da UBS do bairro Walter Martins;
  • Início da construção da UBS do bairro Paraíso;
  • Início da construção das Farmácias Básicas dos bairros Paraíso e Walter Martins;
  • Início do processo para a reforma e ampliação da UBS dos bairros Recanto da Lagoa e Seringueiras;
  • Ampliação da frota de veículos;
    Alguns números:
  • A UPA 24 Horas contabilizou cerca de 72 mil atendimentos no ano;
  • Na Atenção Primária à Saúde, foram registrados 821.235 atendimentos até novembro;
  • No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), até novembro, foram registrados 69.527 atendimentos para adultos, saúde da mulher, crianças e adolescentes, incluindo pequenas cirurgias;
  • Na saúde bucal, até novembro, foram realizados 8340 atendimentos de urgência, 6249 primeiras consultas e concluídos 3445 tratamentos;
  • Na Rede de Atenção Psicossocial, foram realizados 19.726 atendimentos/acompanhamentos;
  • O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que atende mensalmente, em média, 88 usuários, realizou cerca de 7.500 visitas domiciliares, nas zonas urbana e rural de Pará de Minas;
  • O Ambulatório Municipal de Fisioterapia Vânia Maria da Silva Faria ofertou mais de 5 mil sessões individuais e realizou média mensal de 82 usuários em seus diversos atendimentos;
  • Realização de mais de 3 mil cirurgias oftalmológicas eletivas, por meio do ICISMEP e do CISPARÁ, com recursos municipais;
  • Realização de 2341 cirurgias eletivas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO), no Hospital Santa Rita e no Hospital ICISMEP;
  • 23.496 atendimentos no transporte de pacientes, para atendimentos fora de Pará de Minas;
  • 66.371 atendimentos foram registrados na Farmácia Básica (até agosto);


Educação


2022 representou o início da execução do maior pacote de obras na rede física da Secretaria Municipal de Educação. Somente em obras licitadas, incluindo construções, ampliações e reformas de escolas, centros municipais de educação infantil e quadras poliesportivas em unidades de ensino, os investimentos da Prefeitura de Pará de Minas se aproximam dos 18 milhões.
Investimentos na rede física:

Inauguração da ampliação e reforma da Escola Municipal Elvira Xavier de Melo, no bairro São Cristóvão;

Início da ampliação e reforma da Escola Municipal Dom Bosco, no bairro de mesmo nome;

Início da ampliação e reforma da Escola Municipal Professor Pedro Moreira Mendonça, no Residencial Cecília Meireles;

Início da ampliação e reforma do CMEI Professor Geraldo Martins, no Centro;

Início da construção da nova escola do povoado de Meireles;

Início da reforma da Escola Municipal São Judas Tadeu e construção de quadra poliesportiva para a unidade de ensino, localizada no bairro João Paulo II;

Início da construção da quadra poliesportiva do CMEI Maria Constança Torres, no bairro João Paulo II;

Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça, no bairro Recanto da Lagoa;

Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Prefeito José Porfírio de Oliveira, no bairro Belvedere;

Início da construção da quadra poliesportiva do CMEI Maria Vicentina de Jesus, no distrito de Tavares;

Continuidade da construção do CMEI Professor Mozart Campos, no bairro Jardim das Oliveiras;

Elaboração para a instalação de usinas fotovoltaicas nos Centros Municipais de Educação Infantil Professor Adelan Maria de Oliveira (Torneiros), Professor Mozar Torres (Jardim das Oliveiras), Prefeito Raymundo Mendonça (Grão-Pará) e José de Queiroz (Santos Dumont). Essas usinas representarão grande economia para o Município, uma vez que tornarão as unidades de ensino autossuficientes em relação à energia elétrica.

Ações no âmbito pedagógico:

  • Aquisição de 5 mil tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino, investimento de cerca de R$ 5 milhões;
  • Contratação de professores de educação física para ministrarem aulas para os anos iniciais do Ensino Fundamental (iniciativa pioneira na administração pública municipal);
  • Implantação do Programa Aprender Valor em turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Desenvolvido pelo Banco Central, ele promove a Educação Financeira de forma transversal e integrada às disciplinas obrigatórias, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Implantação do projeto Ministério Público do Trabalho na Escola – Resgate à Infância em turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente;
  • Conclusão da formação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), realizado em parceria com a Fundação Pitágoras;
  • Implantação do projeto Inclusão na Quinta, coordenado pela Gerência de Políticas e Inclusão e pelo Departamento Pedagógico. Desenvolvido em encontros de trabalho ministrados pela equipe da Gerência de Políticas de Inclusão e pelas professoras das Salas de Recursos Multifuncionais, o projeto visa contribuir para a formação continuada dos profissionais de apoio escolar. Nos encontros realizados, foram abordados diversos temas, dentre os quais intervenções escolares para alunos autistas e para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
  • Promoção de diversas oficinas e capacitações para os profissionais de todas as unidades da rede municipal de ensino, visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem;
  • Participação no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, implementado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. No final deste ano, a Secretaria Municipal de Educação foi destacada pelo Governo de Minas Gerais pelas ações de educação ambiental desenvolvidas na rede municipal de ensino.

Esporte, Lazer e Turismo


Em 2022, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, e Turismo prosseguiu com os esforços para tornar-se a capital mineira do esporte. Diante de um cenário favorável após quase dois anos de fortes restrições impostas pela pandemia, a pasta pôde colocar em prática ações que devolveram à população os benefícios oriundos do esporte. Além dos diversos eventos realizados ou apoiados pela Secretaria e dos apoios dados a atletas e equipes em competições ocorridas em outras cidades, foram feitos investimentos em infraestrutura, projetos e qualificações de profissionais, que ampliaram as oportunidades disponibilizadas à população no setor.
Tendo como um dos principais objetivos a promoção da saúde por meio do esporte, a Secretaria de Esporte, Lazer, e Turismo buscou a diversidade em suas ações, de modo que pudesse contemplar públicos de diferentes idades, classes sociais e localidades do Município. Houve ainda a preocupação em oferecer incentivos não só em modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, basquete e handebol, mas também em outras como badminton, xadrez, judô e futebol americano. O objetivo foi e continua sendo popularizar o esporte em todas as suas modalidades, de maneira inclusiva, para que cada cidadão tenha acesso a uma prática esportiva de seu interesse.
Os grandes eventos realizados pela Secretaria neste ano promoveram o turismo esportivo, trazendo divisas para a cidade e fomentando a economia. A pasta entende que o esporte pode ser não apenas sinônimo de saúde e lazer, mas também uma ponte para atrair pessoas de outras cidades, que contribuirão para o desenvolvimento do turismo local, utilizando a rede hoteleira, os bares, restaurantes e o comércio de maneira geral.
Principais eventos promovidos, sediados ou apoiados:
Campeonato Mineiro de Futsal Feminino adulto
Torneio realizado em Pará de Minas, na quadra do Clube Praça de Esportes, no mês de junho, que contou com a participação de quatro cidades: João Monlevade, Pará de Minas, Gouveia e Itabira.
Campeonato Mineiro de Xadrez
Também em junho, Pará de Minas sediou o Campeonato Mineiro de Xadrez, na categoria absoluto, com a participação de 392 atletas. O evento foi realizado nas dependências do Clube AABB.
Campeonato Mineiro de Handebol Adulto
Equipes compostas por atletas matriculados em nossos projetos esportivos, que estão disputando diversos torneios estaduais em várias modalidades.
Taça Sudeste Juvenil de Handebol
Seis equipes, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, se enfrentaram no ginásio Prof. Daniel de Oliveira Barbosa, nos meses de maio e junho de 2022. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Handebol.
Copa do Brasil de Futsal Feminino adulto
No dia 2 de julho, foi disputado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, o primeiro jogo da fase eliminatória da Copa do Brasil de Futsal Feminino, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futsal. O jogo de volta aconteceu no Ginásio do Clube Praça de Esportes, no dia 12 de julho, entre as equipes Praminas e São José.
Campeonato Mineiro de Enduro Downhill
O Parque do Bariri 2, na serra da Torre, recebeu em outubro mais um campeonato mineiro, dessa vez com bicicletas de Downhill. O evento contou com a participação de atletas de todo o Estado.
Campeonato Brasileiro de Futebol Americano
Em julho, no Estádio do Guarany, foi realizado um jogo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, entre as equipes do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube. O evento contou com um grande público.

  • Lidcom
    A Liga Desportiva do Centro-Oeste Mineiro realizou em 2022 várias etapas em Pará de Minas, envolvendo uma gama enorme de modalidades, como futsal, handebol, vôlei e basquete, com a participação de milhares de atletas durante o ano.
  • Seletiva Jemg 2022 (basquete, vôlei, futsal e handebol)
    No mês de março, foi disputada a seletiva municipal para o Jemg, evento que contou com a participação de várias unidades escolares do Município, com jogos de futsal, vôlei, basquete e handebol.
  • Etapa Regional do Jemg 2022
    Pará de Minas sediou a etapa regional do Jemg, com vários municípios envolvidos nas disputas e cerca de 1.400 alunos atendidos. Futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez e badminton foram as modalidades disputadas, contribuindo para um aumento significativo de toda a cadeia turística da cidade.
  • Jepam
    Centenas de alunos participaram dos Jogos Escolares de Pará de Minas. A competição contou com 12 modalidades: vôlei, futsal, handebol, basquete, atletismo lançamento, atletismo corrida, vôlei de praia, peteca, natação, tênis de mesa, badminton e xadrez.
  • Jepanzinho
    A Secretaria realizou também os Jogos Escolares de Pará de Minas para os primeiros anos do ciclo de ensino, com adaptação de regras. Foram disputadas as seguintes modalidades: queimada, cabo de guerra, corrida de saco, atletismo, natação, xadrez e dama. O evento contou com a participação de centenas de crianças, das redes de ensino municipal, estadual e particular.
  • Festival Paralímpico
    Em uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, foi realizado em setembro em Pará de Minas a segunda edição do Festival Paralímpico, evento voltado para crianças e jovens portadores de deficiência. No total, foram 57 jovens disputando três modalidades: tênis de mesa, badminton e goalball.
  • Copa Minas de Futsal de Surdos
    No mês de abril, cerca de 11 equipes de futsal de surdos disputaram em Pará de Minas a Copa Minas, com 152 atletas e 22 jogos. O evento contou com a organização da Federação Mineira Desportiva de Surdos.
  • Segunda Etapa do Campeonato Mineiro de Judô
    O evento foi realizado no mês de junho, no ginásio anexo ao Clube Praça de Esportes, com a participação de 519 atletas de todo o Estado, em várias categorias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo apoiou o evento com a disponibilização do local, equipe de profissionais, equipe de socorristas e fisioterapeutas, além de parte da premiação.
    Qualificações de agentes esportivos (professores, estagiários e demais profissionais):
    Capacitação: Deficiências e suas Possibilidades
    Em abril, a Secretaria, em parceria com a APAE, ofertou aos seus colaboradores uma capacitação sobre Deficiências e suas Possibilidades, ministrado pelas fisioterapeutas Aline Gabriela e Thaís Noronha.
    Curso de Primeiros Socorros
    Em fevereiro, a Secretaria, em parceria com o Corpo de Bombeiros, ofertou um curso de Primeiros Socorros aos colaboradores da pasta, ministrado pelo Sargento Oliveira. O intuito foi melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O público-alvo foi professores e estagiários.
    Curso de Xadrez para professores da rede de educação
    De forma presencial, no mês de agosto, e de forma remota, em outubro e novembro, foram ministradas aulas de xadrez para professores da rede municipal de educação, oferecidas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e ministradas pelo Prof. Bruno Jacomini. As aulas presenciais ocorreram na Escola Municipal Professora Amélia Guimarães.
    Curso de Fisiologia do Exercício
    Em outubro, a Secretaria ofertou um curso de Fisiologia do Exercício a profissionais da área esportiva. Realizado no auditório da Fapam, o curso foi ministrado pelo professor PhD. Marcos Zang, teve carga horária de oito horas e contou com a participação de 41 profissionais.
    Palestra Desafios Olímpicos
    O nadador e ex-atleta olímpico Rogério Romero foi o palestrante do evento ocorrido em novembro, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Participaram do evento 145 pessoas, a maioria delas ligada ao esporte na cidade.

Reformas e aquisições:

  • Reforma dos alojamentos da Praça de Esportes
    Em abril, a Secretaria inaugurou os alojamentos destinados aos atletas da cidade e visitantes. O prédio passou por uma enorme reforma, com a instalação de banheiros, beliches e ar-condicionado nos quartos. O local possui capacidade para acomodar aproximadamente 50 atletas.
  • Reforma da quadra do bairro Dom Bosco
    O equipamento recebeu diversas melhorias feitas pela Secretaria, como reforma nas telas de proteção, instalação de nova iluminação, instalação de tabela de basquete e melhorias nos banheiros, cozinha, fiação elétrica e pinturas.
  • Instalação de Academia de Rua
    No Parque Água Limpa, no bairro Senador Valadares, foi instalada uma academia, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da região.
  • Reforma do Ginásio da Praça de Esportes
    Está em execução atualmente a obra de reforma do Ginásio. No planejamento, estão contempladas melhorias no telhado, na iluminação, aumento da área de jogo, acesso de ambulância à quadra, acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas, dentre outras.
    Projetos Sociais ou de Rendimentos executados pela Secretaria:
    Programa Esporte e Cidadania: futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton, recreação, jiu-jitsu e tênis de mesa
    Núcleos: 10 (Dona Fia, Bola de Gude, Quadra Dom Bosco, Quadra São Cristóvão, Oratório, AABB, Praça de Esportes, Patronato, Centro Comunitário Cecília Meireles e Quadra Daniel Barbosa)
    Público atendido: cerca de 795 pessoas
    Programa Educação + Esporte e Cidadania: futsal, vôlei, basquete, recreação e handebol Núcleos: Cinco escolas (Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira, Escola Municipal Mércia Maria da Silva Chaves, Escola Apogeu e Escola Municipal Professora Amélia Guimarães)
    Público atendido: 304 pessoas
    Programa Melhor Viver: recreação, hidroginástica, alongamento e fortalecimento
    Núcleos: 4 (Assodipam, Dona Fia, Praça do Bairro União e Clube da Prefeitura)
    Público atendido: 61 pessoas
    Programa Pará + Esporte: futsal, handebol, badminton e basquete
    Núcleos: 3 (Quadra Professor Daniel de Oliveira Barbosa, Quadra Dom Bosco e Quadra São Cristóvão
    Público atendido: 86 pessoas

Premiação recebida:

  • Melhores do Esporte Mineiro 2022
    Pará de Minas foi destaque na cerimônia Melhores do Esporte Mineiro 2022, realizada no dia 15 de dezembro, no auditório da PUC, em Belo Horizonte. O Município foi reconhecido como o melhor dentre os 58 que sediaram etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, foi concretizado por entrega de placa especial, outorgada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, através da Subsecretaria de Esporte.

Obras e Infraestrutura


A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura teve, em 2022, a missão de transformar Pará de Minas em um “canteiro de obras”. Com a implantação, em junho, do Programa Mais Obras, os recursos destinados ao setor foram ampliados, e novas frentes de trabalho foram definidas para atender a necessidades existentes em todas as áreas da zona urbana, distritos e povoados.
Além das obras realizadas por meio de licitações, outras puderam ser feitas diretamente pela Secretaria, como a reforma de pontes afetadas pelas fortes chuvas do começo do ano. Houve ainda um grande número de veículos e máquinas adquiridos pela pasta, que contribuíram para o avanço das ações na cidade em 2022.
Não só construções e reformas foram feitas, mas também diversas vias foram asfaltadas ou tiveram seu asfaltamento recapeado. Destaque para o trecho que liga a BR-352 ao bairro de Gorduras, que foi asfaltado após anos de espera dos moradores, que reclamavam da poeira, da lama e dos buracos existentes na via, que causavam inúmeros transtornos a quem passava pelo trecho.

Principais obras realizadas por meio de licitações
Reforma e Ampliação da Quadra Cidadania Rouvier Mendes, no Bairro Santos Dumont
Início em 22/09/20 —- Término em 30/11/2022
Valor inicial: R$ 485.273,17 —– Valor gasto: R$ 694.060,27
Serviços de mão de obra para realização de pavimentação poliédrica em diversas ruas do Município (Ruas: Mercúrio, Cristal, Joaquim Xavier Vilaça, Cedro, Caviúnas, Angelim, Urandir, Coreia do Norte e Afrânio Quirino Faria)
Início em 26/10/2020 —– Término em 30/06/2022
Valor inicial: R$ 292.250,00 ——- Valor gasto: R$ 163.684,35
Recapeamento Asfáltico em vias urbanas de Pará de Minas (Bairro Santos Dumont e Residencial Cecília Meireles – Avenida Nossa Senhora da Piedade; Ruas: Alfredo Leite, José de Almeida Mendonça, Vereador Acácio Fernandes, Antônio Fabiano, Aurora Maria dos Santos)
Início em 08/11/2021 —— Término em 20/03/22
Valor inicial: R$ 1.373.489,16 ——– Valor gasto: R$ 1.617.225,15
Construção de Obras e Estabilização de Taludes – Gabião na Av. Professor Mello Cançado; Contenção em Terramesh System na Rua José Gomes Ferreira; Estabilização de margem/Gabião na Rua Alemanha e Contenção em escada dissipadora e Gabião na Rua Geraldo Vasconcelos
Início em 28/03/22 —— Término em 04/11/22
Valor inicial: R$ 6.835.212,78 —— Valor gasto: R$ 7.212.559,36
Recapeamento Asfáltico em vias públicas dos Bairros Jardim Beatriz e Belvedere (Ruas Joaquim Xavier Vilaça, Antônio Norberto de Melo e Alameda das Aroeiras)
Início em 18/05/2022 —- Término em 06/10/22
Valor inicial: R$ 875.701,67 —– Valor gasto: R$ 1.293.904,33.
Asfaltamento da estrada que liga a BR-352 ao Bairro de Gorduras
Início em 23/05/2022 —- Término em 06/10/2022
Valor inicial: R$ 1.942.068,57 —Valor gasto: R$ 2.509.761,59
Construção de rede de Drenagem Pluvial na Avenida Vereador Ronaldo de Castro Alves
Início em 08/08/2022 – em andamento
Valor inicial: R$ 4.481.340,36
Valor gasto até o momento: R$ 3.324.088,47
Construção de Praça no Bairro Recanto da Lagoa
Início em 23/05/2022 – em andamento
Valor inicial: R$ 445.087,10
Valor gasto até o momento: R$ 245.813,31
Obras e serviços executados diretamente pela Secretaria

  • Reforma das pontes vicinais de Palmital e Grota e Teixeira, no valor de R$ 59.759,40;
  • Construção de drenagem na estrada principal de Gorduras, no valor de R$ 51.271,30;
  • Construção de drenagem na estrada de Torneiros e Carioca, no valor de R$ 26.310,00;
  • Construção de pegões da Ponte em Limas, próximo à Fazenda do Dan Dão, em parceria com a Granja São João, no valor de R$ 160.000,00;
  • Reforma da Ponte em Limas, no valor de R$ 107.435,70;
    Veículos e máquinas adquiridos
  • 1 Motocicleta, modelo Yamaha Crosser XTZ 149cc, ano 2022, no valor de R$ 21.280,00;
  • 4 caminhonetes, modelo Fiat Strada Endurance 1.4, ano 2022, no valor de R$ 351.609,96, sendo cada uma no valor de R$ 87.902,49;
  • 1 Veículo tipo caminhonete, modelo Mitsubishi L 200 Triton 4×4, ano 2022/2023, no valor de R$ 290.000,00;
  • 1 Caminhão leve 3/4, modelo Iveco Daily 65/170 CD, ano 2023, no valor de R$ 275.256,00;
  • 2 Caminhões Basculante, modelo Volkswagen Constellation, ano 2022, no valor de R$ 975.000,00, sendo cada uma no valor de R$ 487.500,00;
  • 1 Caminhão 6×4, modelo Volvo VM 330 6×4 R, ano 2022, no valor de R$ 828.000,00;
  • 2 Tratores Agrícola Cabinado, modelo LS Plus 100, ano 2022, no valor de R$ 620.000,00, sendo cada uma no valor de R$ 310.000,00;
  • 1 Unidade Processadora Móvel CBUQ, modelo Margui Usina 20-40 t/h, ano 2022, no valor de R$ 1.925.000,00;
  • 1 Unidade de Micropavimento Móvel, modelo S.R. Romanelli Truck SR 7000MP – Scontrol, no valor de R$ 951.000,00;
  • 1 Vassoura Mecânica Rebocável, modelo J. Colombo, ano 2022, no valor de R$ 67.500,00.
    Veículos e máquinas doados pela VALE
    1 Caminhão Pipa, modelo Iveco Tector 170E21, ano 2022, no valor de R$ 322.900,00;
    1 Carregadeira, modelo Case W20F, ano 2022, no valor de R$ 622.000,00;
    1 Motoniveladora, modelo Case 845B, Séries 2 VHP, ano 2022, no valor de R$ 975.000,00.

Desenvolvimento Urbano


Em razão da expansão urbana, do significativo aumento do número de veículos em circulação na cidade e do impacto desses fatores em relação à segurança e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Pará de Minas elegeu como uma de suas prioridades o PROGRAMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o Plano avançou significadamente em 2022, por meio de diversas intervenções urbanas, dentre as quais as construções de rotatórias. Nos cruzamentos das Avenidas Professor Melo Cançado e Ovídio de Abreu, das Rua João Alexandre, Araxá e Avenida Ovídio de Abreu (próximo ao Stop Shop) e das Ruas Antônio Rocha e Coronel Domingos, esses dispositivos tornaram mais seguro e ágil o tráfego de veículos.
Viabilizadas por meio de parceria público-privada, as construções das rotatórias são projetadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, tendo como referência o impacto de empreendimentos imobiliários ou empresariais na área em que se encontram. Dessa forma, o Município cumpre sua função de assegurar condições para o desenvolvimento do espaço urbano, oferecendo mobilidade e segurança para a população, sem o aporte de recursos públicos, que são destinados a investimentos em outras áreas, em benefício da coletividade.
Neste ano, também merecem destaques outras iniciativas da pasta, dentre as quais:

REURB
Em 2022, o REURB, programa de regularização fundiária implantado pela Prefeitura de Pará de Minas avançou consideravelmente. A iniciativa, que está ajudando as pessoas que ainda não têm o documento de registro de seus imóveis, a conseguirem a escritura definitiva, sem ação judicial, de forma simplificada e sem custos, chegou a diversos bairros e localidades da zona rural.
Para as pessoas contempladas, receber a documentação significa uma vitória e uma grande tranquilidade. Com o terreno regularizado, o proprietário passa a ser o dono de fato e de direito do imóvel e pode ter, inclusive, acesso a programas de financiamento habitacional. A posse da documentação também valoriza o imóvel, já que em caso de venda, com a escritura, o proprietário pode conseguir um preço melhor na transação.
Neste ano, cerca de 350 escrituras foram entregues para moradores dos bairros Esplanada, São Paulo, Padre Libério, Ozanan e Nossa Senhora de Fátima. Mais de mil outros processos estão em andamento e, em breve, os documentos de posse serão repassados a famílias residentes em Bom Jesus do Pará, Ascensão, São Cristóvão e Santos Dumont, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Sinhô e Matinha. Além disso, em sua segunda fase em Tavares, o REURB contemplará outros moradores do Distrito.
Projetos de Desenvolvimento Urbano

  • Reforma das seguintes unidades de ensino:
  • Escola Municipal Dom Bosco
  • CMEI Professor Geraldo Martins
  • CMEI Professor Mozart Campos Moreira
  • Drenagem da Avenida Ronaldo de Castro Alves
  • Construção da UBS do bairro Paraíso
  • Construção da Farmácia do bairro Paraíso
  • Construção da Farmácia do bairro Walter Martins
  • Reforma da UBS Recanto da Lagoa
  • Construção da Praça no Recanto da Lagoa
  • Construção da quadra poliesportiva no bairro Grão-Pará
  • Construção do Velório de Torneiros
  • Cemitério Parque
  • Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça, no bairro Recanto da Lagoa
  • Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Prefeito José Porfírio, no bairro Belvedere
  • Reforma da Quadra Cidadania

Iluminação Pública
Através do Programa Eficiência Energética da Cemig, foi realizada a troca de 700 lâmpadas das luminárias dos principais corredores de Pará de Minas, por equipamentos com tecnologia LED. O serviço faz parte do projeto de Eficiência Energética que promoverá benefícios diretos e indiretos na qualidade de vida da população, reduzindo o consumo de energia elétrica e favorecendo a segurança, o conforto e a preservação ambiental. O trabalho foi realizado nas Avenidas Professor Mello Cançado, Ovídio de Abreu, Presidente Vargas, Ronaldo de Castro Alves e Padre José Viegas. Na segunda fase do projeto, serão trocadas mais 1200 lâmpadas.
Realização de Audiência Pública para revisão do Plano Diretor; Trânsito e Transportes:

  • Ao longo do ano, dentre as iniciativas e intervenções visando a segurança de motoristas e pedestres e a fluidez do tráfego de veículos em Pará de Minas, o Departamento de Trânsito e Transporte realizou cerca de 2 mil ações;
  • Reativação do Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, que deixou de ser consultivo, passando a ser deliberativo;

Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente


Em suas diversas frentes, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente atuou de maneira incessante em 2022. Sempre em busca de atualizar-se, a pasta criou novos programas e deu continuidade a outros que já mostravam resultados positivos. Sempre acreditando no sucesso de políticas públicas que aliem os interesses do agronegócio e as necessidades de vigilância e cuidado com o meio ambiente, a Secretaria esteve atenta às demandas mais importantes relacionadas às áreas pelas quais é responsável.
A Secretaria, percebendo a importância e relevância do agronegócio para Pará de Minas, esteve sempre em contato com o produtor rural, ouvindo suas demandas e procurando as melhores formas de atendê-las. O FAP, Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva, iniciado em 2021, prosseguiu em 2022, com a realização de mais um workshop para sanar as dúvidas dos produtores e de outros profissionais que trabalham no setor e buscam manter seus negócios em conformidade com a legislação ambiental.
Mais uma vez, os programas ambientais foram bem-sucedidos. Neste ano, destacaram-se os programas voltados à preservação de parques e praças, ao combate à poluição atmosférica e dos rios e à arborização da cidade. Também tiveram grande relevância os programas destinados à doação de kits pomar e à compra conjunta de calcário.
Cabe ainda ressaltar a grande quantidade de cursos e capacitações oferecidos pela Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ao longo do ano. Como exemplo, podem ser citadas as duas edições do curso de agrofloresta, além da capacitação interna sobre destilação de óleos essenciais.
Adesão ao Programa de Melhoramento Genético “Mais Pecuária Brasil”
Trata-se de Termo de Cooperação Técnica entre o Município e a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). O objetivo é integrar esforços entre as partes para a execução do programa, como forma de aprimoramento das ações que proporcionam o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte do Município. Sua execução será em 2023.
Programa Alimenta Brasil
O Programa Alimenta Brasil tem como objetivo de ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares. É uma facilidade para os pequenos agricultores, já que dispensa licitação e aumenta o poder de compra de alimentos a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras. Conta com a parceria de comércios alimentícios na doação de alimentos não mais comercializáveis, mas com a preservação das características e controle higiênico-sanitários necessários.
Capacitação Incra – Retorno dos atendimentos em Pará de Minas
Servidoras da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente estiveram, no mês de julho, no Município de Varginha, no Sul de Minas Gerais, onde participaram de um curso. Essa foi uma das últimas etapas a serem cumpridas para obter um novo credenciamento junto ao Governo Federal para reativar em Pará de Minas a unidade do Incra, que beneficiará, principalmente, pequenos produtores rurais, que nem sempre têm as informações necessárias e condições para deslocarem-se até outras cidades para buscarem os serviços do órgão federal.
Cursos oferecidos
Foram vários curso disponibilizados pela Secretaria à população: duas edições do Curso de Compostagem de Leira; duas edições do Curso de Agrofloresta; Curso de Compostagem em Baldes; duas edições do Curso de Carpintaria em Bambu; Curso de Olericultura – implantação; Curso de Olericultura – tratos culturais; Curso de Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais; Curso de Plantas Medicinais e Manipulação de Remédios Caseiros e Curso de Móveis em Bambu.
Ações em instituições de ensino
Em 2022, houve a implantação de hortas na Escola Municipal São Judas Tadeu e na Escola Municipal Padre Libério, além do CMEI Dona Olga. Houve também uma aula e montagem de composteira de leira na Escola Sagrado Coração de Maria, e assistência técnica na Escola Municipal Dona Cotinha e no CMEI José Queiroz.
Ações relacionadas ao gerenciamento de resíduos
A Secretaria realizou um levantamento dos catadores atuantes no Município. Houve também a inauguração do Ecoponto Móvel de Resíduos Inservíveis e trabalhos de conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos nos eventos do Cultura na Praça e nos bairros.
Denúncias ambientais
O setor de fiscalização ambiental atendeu a denúncias de poluição e degradação do meio ambiente, como: poluição hídrica, atmosférica, sonora e do solo; supressão de vegetação; intervenção em área protegida; descarte irregular de resíduos sólidos; regularização ambiental e cumprimento de condicionantes e termos de compromissos (TAC E TCCA). Além disso, recentemente foi introduzida no Município a política de bem-estar animal, gerando a demanda de atendimento a denúncias de maus-tratos aos animais. Até o fim de novembro, foram registradas 495 denúncias ambientais.
Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva (FAP)
Em sua segunda edição, o programa manteve o incentivo ao empreendedor na busca pela regularização ambiental e na contribuição para a melhoria da qualidade ambiental no Município. A fiscalização nos empreendimentos que aderiram ao programa tiveram como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito de melhores práticas ambientais, cumprindo as condicionantes listadas nos anexos de suas respectivas licenças. Neste ano, até o momento, 13 empreendimentos/atividades contempladas pelo FAP receberam a fiscalização ambiental. Importante ressaltar que ela ocorreu inclusive em empreendimentos/atividades que não aderiram ao FAP 2022.
Programa de Combate à Poluição Atmosférica
Dentro do programa, há o projeto de monitoramento da qualidade do ar, que consiste na quantificação de partículas atmosféricas em seis pontos da cidade. As coletas são mensais e tiveram início em setembro. Até o fim do ano, serão realizadas quatro, de um total de 12 coletas.
O Programa de Combate à Poluição Hídrica
Iniciado em 2021, o programa identificou pontos estratégicos de monitoramento e desenvolveu ações com o intuito de melhorar a qualidade da água no Município neste ano. O programa inclui o monitoramento da qualidade das águas do Ribeirão Paciência e de seus principais afluentes.
Concurso de Fotografia “Nossas Águas”
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, realizou o concurso com o objetivo de promover e valorizar as riquezas naturais, culturais e os recursos hídricos do Município. O trabalho contribuiu para intensificar a consciência ambiental da população sobre a importância da qualidade das águas de Pará de Minas.
Centro de Controle Populacional
Desde junho, quando foi inaugurado, até novembro, o CCP realizou 715 castrações de animais, no total. Dessas, 214 foram feitas em animais de rua (172 cães e 42 gatos) e 501 em animais com tutor (326 cães e 175 gatos). Além das castrações, o CCP promoveu a adoção de 31 animais, sendo quatro equinos.

Cultura e Comunicação Institucional


Em 2022, a Cultura movimentou palcos, praças, ruas, salões de dança, espaços da própria Prefeitura e também de entidades e parceiros. A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional avançou em seu projeto de democratizar e ampliar o acesso de quem mora em Pará de Minas a espetáculos dos mais variados segmentos, com exposições, recitais, espetáculos teatrais, festivais de dança, shows no Chicão e em todas as regiões da cidade. A classe artística, que ainda se recupera dos prejuízos causados pelo impedimento de realização de eventos durante o enfrentamento da pandemia de covid-19, teve um volume de oportunidades de trabalho nunca antes oferecido pela Prefeitura. Por outro lado, a população teve múltiplas possibilidades de aproveitar a grade cultural e de eventos preparada pela Secretaria.
A Cultura também projetou Pará de Minas para o cenário estadual, já que a pasta foi referência na rede de gestores do setor em Minas Gerais. A realização do Seminário Itinerante da Rede Estadual de Gestores da Cultura e Turismo aqui na cidade contou com a presença de representantes de cerca de 50 municípios, que participaram de palestras, oficinas e city tours pelos principais pontos turísticos.
A Revitalização da escadaria de acesso ao do Cristo Redentor e a instalação das Estações da Via Sacra deram vida nova a esse, que é um dos nossos principais cartões postais. O mirante do monumento também ganhou um letreiro que ganhou as redes sociais em posts dos visitantes. Outro espaço público recuperado por iniciativa da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional foi a Praça Melo Viana, na região central da cidade.
Na pontuação do ICMS Cultural divulgada em 2022 (relativa às ações desenvolvidas em 2021), Pará de Minas foi classificada em 16º lugar dentre os 822 municípios que enviaram as documentações, com a pontuação de 25,7. Sendo assim, segundo critérios do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e conforme arrecadação do ICMS, Pará de Minas será contemplada em 2023 com recursos correspondentes a R$ 25 mil por ponto obtido.
Academia Municipal de Dança Juliana Grassi
Antes de mesmo de completar um ano de atividade, a Academia ampliou o número de vagas e de modalidades oferecidas pela população. O espaço também recebeu investimentos que possibilitaram a instalação de novo piso e de espelhos no salão de dança.
A Academia atendeu neste ano mais de 400 alunos, em seis modalidades de dança: balé clássico, street dance, dança comercial, dança de salão (forró), dança sênior e dança contemporânea. No espaço, foram realizadas mais de 20 oficinas de diversos gêneros, um workshop, vários aulões e encontros entre dançarinos e alunos.
Também foram promovidos eventos comemorativos pelo primeiro ano de funcionamento da Academia e realizadas apresentações externas, como no 1º Festival Primavera e no Shopping Fabrika Mall. Finalizando o ano, a Academia realizou seu primeiro grande evento, o Festival de Danças Histórias de Natal, que reuniu mais de 300 alunos e emocionou as mais de 2 mil pessoas que compareceram à Praça Torquato de Almeida.
Centro Literário Pedro Nestor
Em quatro edições do evento Nos Embalos de Sábado à Noite, o Centro Literário Pedro Nestor, que ficou tantos anos fechado, abriu suas portas para a nostalgia e a alegria. Com atrações especiais, o espaço recebeu frequentadores das antigas horas dançantes e um novo público, que desconhecia sua história e a beleza de seu interior, totalmente revitalizado pela atual administração.
No prédio, que sedia a Academia Municipal de Dança Juliana Grassi e a Academia Municipal de Letras, também foram realizadas várias edições do Terça Literária, com encontros e bate papos entre autores e o público em geral. Escola Municipal de Artes e Ofício Raimundo Nogueira de Faria – Sica
Cumprindo seu papel de incentivar a arte e a cultura em Pará de Minas por meio da promoção de cursos e da realização de exposições, a Escola de Artes teve sua agenda de atividades bastante movimentada. Ao longo do ano, mais de 500 alunos foram atendidos nos cursos regulares gratuitos de Amigurumi, Artes Integradas, Biscuit, Bordado, Cerâmica, Crochê, Desenho, Iniciação ao Desenho, Iniciação à Pintura, Macramê, Marcenaria Sustentável, Marcenaria Tradicional, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Tapeçaria Arraiolo e Tear Chileno.
Além disso, a Escola, que teve revitalizada a pintura de sua fachada, promoveu diversas exposições, dentre as quais, mostras temáticas e de trabalhos de artistas pará-minenses.
O apoio ao Grupo de Produção de Cerâmica foi outra ação de destaque dentre as desenvolvidas pela Escola de Artes. Responsável por dar notoriedade a arte ceramista em Pará de Minas, o GPO contribuiu com suas atividades para a preservação e projeção dessa manifestação artística que é registrada como patrimônio imaterial do município.
A realização da grande Cantata de Natal, a abertura do Presépio confeccionado por Sica e a tradicional exposição de trabalhos de seus alunos fecharam a programação interna da Escola em 2022. A exposição de peças da arte ceramista no stand da Secretaria de Estado de Cultura, durante a Feira Nacional do Artesanato realizada no Expominas, em Belo Horizonte, foi a última promoção externa da Escola.
Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho
Em 2022, semanalmente, a Escola atendeu mais de 800 alunos em seus cursos regulares de canto, violão, teclado, percussão e instrumentos de sopro e também em diversas promoções como oficinas, encontros e aulões. O suporte às atividades da Banda de Música Lira Santa Cecília em muito contribuiu para a valorização e a conservação dessa típica tradição cultural mineira. Além da promoção de várias apresentações no auditório da própria escola, também realizou recitais no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e participou de vários eventos públicos.
Neste ano, a Escola Municipal de Música Geraldo Martins ainda esteve em evidência pela promoção do Encontro Regional de Bandas de Pará de Minas, evento que trouxe a Pará de Minas corporações musicais de diversos municípios.
A realização de Concertos Natalinos na Igreja do Patronato e na Matriz de São Francisco, eventos que contaram com as participações da Banda de Música Lira Santa Cecília e dos Corais Nossa Senhora da Piedade e Dom Maior, finalizaram as atividades externas da Escola em 2022.
Estação Cultural
Durante 2022, o espaço recebeu um público recorde, superior a 4 mil pessoas, sendo a maior parte formado por alunos de escolas públicas, projetos sociais e a população em geral. As quatro exposições realizadas na Estação Cultural foram prestigiadas por mais de 2 mil pessoas. O espaço também foi usado para a realização de sessões de cinema, palestras, reuniões e outros eventos.
Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas
A instituição que abriga a memória histórica de Pará de Minas, prosseguiu em 2022 com o trabalho de inventário e organização do acervo de itens que registram a evolução do Município, em seus mais diversos aspectos. Além disso, o órgão realizou três exposições: Nosso Museu, Nossa História, A imprensa de Pará de Minas e Madonas, que foram visitadas por mais de 2 mil pessoas.
Por meio do projeto Historiar, Preservando o Nosso Passado Rumo ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Museu Histórico levou informações sobre o rico patrimônio cultural de Pará de Minas a centenas de alunos.
A realização de 10 edições do projeto Quinta no Museu representou oportunidades para apresentações de músicos e artistas e de entretenimento e cultura para um público superior a mil pessoas.
Um novo projeto foi implantado em 2022 pelo Museu Histórico: o Vivendo a Maturidade, que possibilitou à Terceira Idade vivências culturais diversificadas, como literatura, música, gastronomia e teatro.
O trabalho compartilhado com parceiros possibilitaram a realização de eventos como as Contoadas e apresentações de guardas de congo. O espaço também recepcionou ao longo do ano mais de 1200 alunos das redes municipal, estadual e particular em visitas guiadas.
Em 2022, o Museu Histórico recebeu nova pintura externa.
Parque de Exposições – Chicão
Desde fevereiro, o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, o Chicão, vem passando por intervenções que visam a revitalização e a modernização do espaço. Neste ano, ele recebeu novos banheiros, teve sua segurança reforçada com a instalação de mais de 1200 metros de concertinas e de quatro câmaras do Sistema Olho Vivo. A portaria do Chicão passou a funcionar 24 horas e um novo centro administrativo foi criado para melhor acolher todos os eventos realizados neste que é um dos maiores parques de exposições do Estado de Minas Gerais.
Mais de 80 mil pessoas marcaram presença nos eventos realizados no Chicão, dentre os quais se destacam a Exposição do Cavalo Campolina, a abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), a 36ª Cavalgada de Pará de Minas, a Prova Chicão dos Três Tambores, o Moto Rock, a Festa do Frango e do Suíno, a 1ª Conecta Agro, o Fúria sobre Rodas e o Circuito Lavi.
Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida
Em 2022, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida celebrou os seus 10 anos de fundação. E para comemorar essa primeira década de atividades, foram realizadas uma série de eventos e projetos culturais visando reafirmar a importância deste espaço cultural para o desenvolvimento artístico da cidade. O lançamento do selo comemorativo do décimo aniversário da casa de espetáculos reuniu todos os grupos teatrais da cidade para uma noite especial cheia de arte, memórias e emoções.
O Festival de Cenas Curtas de Teatro e Dança chegou à sua 7ª edição e, depois de dois anos em formato virtual, agregou diversos artistas cênicos de Pará de Minas e região para dois dias de intensa atividade cultural.
Em outubro, a fusão entre os projetos Cultura de Criança e Parabenjamim deu vida a uma programação artística especialmente voltada para as infâncias e juventudes, contemplando este público com espetáculos circenses, teatrais e musicais.
Duas outras iniciativas merecem destaque por terem aproximado ainda mais o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida da população: em primeiro lugar, uma parceria singular com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social a partir da qual, pelo menos 10% dos ingressos dos eventos, gratuitos ou não, passaram a ser direcionados para as famílias inscritas no CadÚnico; e, em segundo lugar, a implantação do projeto Nos Bastidores da Cena, em parceria com o ator Rony Morais. A proposta abriu as portas do Teatro para visitas guiadas de alunos matriculados em escolas do município. Após conhecerem o espaço, as crianças realizam uma aula de teatro para vivenciarem na prática a arte cênica.
Ao longo do ano, o Teatro Municipal apoiou e recebeu uma grande diversidade de outras espetáculos musicais, cênicos, formativos e institucionais de Pará de Minas, de Minas e de distintos pontos do Brasil.
Biblioteca Municipal Professor Mello Cançado
Ao longo de 2022, a Biblioteca promoveu diversas iniciativas que incentivaram a leitura em Pará de Minas. Durante o ano, o órgão contabilizou 10.616 empréstimos de livros, sendo 4.464 de literatura estrangeira, 685 de literatura brasileira e 2.681 de literatura infantil e infanto-juvenil. A equipe da biblioteca também participou de várias edições do evento Cultura na Praça, levando o projeto Biblioteca Itinerante até a população. Além disso, realizou a Exposição dos Escritores Pará-minenses.
Eventos
Durante o ano foram realizados vários eventos e projetos, dentre eles destacam-se seis edições dos projetos Cultura na Praça e Coreto Musical. Também devem ser considerados o apoio a vários outros eventos realizados em Pará de Minas, como o Festival Dipanas Blues, a 1ª Festa do Biscoito e o Festival de Cinema Infantil.


Gestão Pública


Em 2022, ações no âmbito da Secretaria Municipal de Gestão Pública concretizaram importantes projetos da Administração Municipal, dentre os quais, a instituição da Defesa Social de Pará de Minas na estrutura orgânica municipal. O novo órgão viabilizou as criações da Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
A pasta também foi a responsável pela realização de mais de 600 licitações, das mais diversas modalidades, para atender às demandas de toda a administração municipal, relacionadas ao fornecimento de bens, produtos e à prestação de serviços.

  • Criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;
  • Abertura de 9.197 processos no setor de Protocolo (até 30/11/22);
  • Conferência patrimonial de todos os bens da municipalidade;
  • Promoção de capacitação sobre a nova lei de licitações para servidores públicos municipais, em parceria com a Câmara Municipal.


Ouvidoria Municipal


Em 2022, a Ouvidoria Municipal buscou ser ainda mais efetiva do que no ano anterior, solucionando os problemas apontados pela população, em diversos setores aos quais a administração municipal está vinculado. Em comparação com o ano de 2021, houve um crescimento de aproximadamente 20% no recebimento de manifestações, somando um total de 12.481 manifestações até 05/12/2022. Destas, 11.468 já foram finalizadas. O restante encontra-se em processo, seja em fase de constatação ou de execução.
Além das formas tradicionais de atendimento do órgão, como a presencial (no 2º andar do prédio da Prefeitura), por telefone, Whatsapp ou e-mail, a implantação do Aplicativo da Prefeitura de Pará de Minas, ocorrido em 2021, trouxe diversos benefícios para a atual gestão. Com mais um canal de atendimento, simples e rápido, foi possível mapear e gerenciar de maneira mais eficaz as demandas existentes relacionadas a todas as secretariais municipais. Elas agora são integradas em um único sistema e controladas através da Ouvidoria.
Com o aumento da divulgação dos canais de atendimento em 2022, a Ouvidoria estabeleceu um vínculo mais estreito com a população, facilitando a comunicação e, consequentemente, a resolução das demandas. Dessa forma, a população contribui mais ativamente para a melhoria dos serviços públicos, trazendo qualidade de vida aos pará-minenses.

Assistência e Desenvolvimento Social


Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social trabalhou para promover a melhoria da qualidade de vida da população pará-minense, principalmente da parcela mais vulnerável socialmente. Devido à pandemia, um grande número de pessoas ficou em situação financeira delicada, e muitas delas ainda não conseguiram sair da situação econômica desfavorável com a qual passaram a conviver. Por isso, a Secretaria procurou estar atenta às necessidades da sociedade, seja às mais urgentes, que demandam ações imediatas, ou àquelas cujo impacto será perceptível a longo prazo.
Assim como ocorre habitualmente nos inícios de ano, as chuvas mais uma vez provocaram danos. De modo a minimizar os prejuízos às famílias, a Secretaria ofereceu o aluguel social àquelas que tiveram de deixar temporariamente suas residências. Além disso, mobilizou uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos, com a contribuição de diferentes setores da sociedade.
Os diversos equipamentos que compõem a rede de assistência social do Município mantiveram-se ativos e cada dia mais atuantes, não só na área urbana, mas também nos distritos e comunidades rurais de Pará de Minas. Seminários e conferências foram organizados, com o objetivo de nortear as políticas públicas vinculadas aos respectivos conselhos municipais, e ações junto aos conselhos, especialmente ao Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho do Idoso, foram intensificadas.
Por acreditar no emprego como meio de obtenção não só de renda, mas também de dignidade, a pasta incentivou a qualificação profissional da população, principalmente através de cursos de qualificação totalmente gratuitos oferecidos pelo Sine. Alguns deles foram viabilizados após parceria com outras instituições, que cederam profissionais e materiais para a realização dos cursos. Além disso, uma feira de empregabilidade facilitou o contato entre as pessoas que buscavam um lugar no mercado de trabalho e os empregadores.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também viabilizou ou ajudou a captar recursos para vários projetos sociais já existentes ou implantados neste ano, sendo alguns deles mantidos em instituições filantrópicas tradicionais na cidade, como Apae, Cidade Ozanan e Patronato. Oferecendo atividades físicas, educacionais, artísticas e de lazer, por meio do apoio aos projetos sociais e da realização de eventos públicos em todas as regiões da cidade, a pasta contribuiu para o bem-estar de milhares de pará-minenses.
Plantão Social para atender famílias impactadas pelas chuvas
Em janeiro, famílias em vulnerabilidade social que foram atingidas pelas fortes chuvas foram atendidas. Elas receberam roupas, alimentos e outros itens de necessidade básica, doados por cidadãos, empresas, ONG’s e instituições diversas.
Mutirão para emissão de carteira de identidade
Em parceria com a Polícia Civil, 243 documentos de identidade foram emitidos de maneira simples e ágil, em ação realizada em fevereiro na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Ponto de Apoio para Fortalecimento de Vínculos Afetivos e Familiares dos Privados de Liberdade
Em março, foi criado o Ponto de Apoio para Fortalecimento de Vínculos Afetivos e Familiares dos Privados de Liberdade. Funcionando na Casa dos Conselhos, o local oferece suporte a famílias de detentos e auxilia no agendamento de visitas ao Complexo Penitenciário, juntada de documentação e também na instrução em relação ao check-list de visitas.
O projeto foi realizado em parceria com o Complexo Penitenciário Dr. Pio Canedo, Conselho da Comunidade na Execução Penal, Centro Pop e Pastoral da Execução Penal.

Emprega + Pará de Minas
Em parceria com o Centro Universitário UNA, Ascipam e CDL, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Sine realizaram, do dia 26 a 28 de maio, o “Emprega + Pará de Minas”, feira de emprego e capacitação profissional. O evento ofertou 200 vagas para capacitação e mais de 400 vagas de emprego nas empresas do Município.
Assistência Social em Movimento, no Bairro Walter Martins
O Bairro Walter Martins recebeu em junho a Ação Comunitária “Assistência Social em Movimento”. O evento proporcionou um dia especial para levar serviços oferecidos pela Prefeitura à comunidade.
Além da presença dos equipamentos vinculados à Secretaria (CRAS, Creas, Centro Pop, Sine, Casa dos Conselhos), outras Secretarias e vários parceiros levaram serviços e lazer para a população.
1º Seminário Municipal sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
Também em junho, foi realizado no Teatro Municipal o 1º Seminário Municipal sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Casa dos Conselhos Municipais. Assuntos importantes foram discutidos pelos idosos que estavam participando, por entidades que atendem esse público e por servidores que atuam diretamente com as pessoas da terceira idade.
1º Encontro Regional de Conselheiros Tutelares
O Conselho Tutelar de Pará de Minas, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizou no em julho o Primeiro Encontro Regional de Conselheiros Tutelares em Pará de Minas. Os temas abordados foram “O Conselho Tutelar e sua Relação Institucional com o Sistema de Garantia de Direitos” e “Valorização do Conselheiro Tutelar”. O evento contou com a participação de conselheiros de cerca de 19 cidades da região.
Projeto Xadrez e Cidadania
Em agosto, foi inaugurado o Projeto Xadrez e Cidadania. A ação consiste em ensinar os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a prática do esporte. O Projeto tem como objetivo desenvolver habilidades como a memória, concentração, planejamento e tomada de decisões. As aulas estão sendo ministradas no Promaf JK, Centro de Convivência dos Idosos, Promaf AABB, Promaf Augusto e Associação Bela Vista.
Seminário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Aconteceu em agosto, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, o Seminário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que fez parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022. Além da participação de conselheiros, representantes de instituições e deficientes físicos, o evento contou com a apresentação do Grupo de Percussão Ubuntu, formado pelos usuários da APAE de Pará de Minas.
Encontro dos Idosos
O Encontro dos Idosos voltou a ser realizado, em setembro, após quase três anos de pausa, devido à pandemia. Ele reuniu um público estimado de duas mil pessoas, de diversas cidades da região, no Parque do Bariri. A programação foi diversificada, e incluiu shows de música ao vivo, atividade física, city-tour pelos principais pontos turísticos da cidade e eleição da Miss da Terceira Idade.
Banco Municipal de Doação de Materiais de Construção, Móveis e Eletrodomésticos
Em outubro, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social criou, por meio da Lei Nº 6.719/2022, o Banco Municipal de Doação de Materiais de Construção, Móveis e Eletrodomésticos. O Banco Solidário tem como finalidade proporcionar melhor qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade habitacional, garantindo condições dignas de moradia.
7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foi realizada em novembro, no Patronato, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violação e vulnerabilidade, ações necessárias para a elaboração e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O evento contou com palestras, discussões de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, além de apresentações de dança e música de jovens participantes de projetos sociais vinculados ao Município.
Projetos de desenvolvimento social
De outubro a dezembro, vários projetos sociais foram apresentados. Eles contaram com recursos dos fundos municipais, através da destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.

  • Projeto “EnCantar – Coral de Vozes da Terceira Idade” – voltado à musicalização de idosos do Centro de Convivência dos Idosos e da Cidade Ozanan
  • Projetos “Psicoeducando – Gestão Emocional e Compromisso Social” e “Culinária – Aprendendo cozinhar com amor” – voltados a socioeducandos do Projeto Bola de Gude
  • Projetos “Mãos que Acolhem”, “Inovação que Transforma” e “Ateliê Costura Criativa” – voltados à Associação Comunitária Bela Vista (ABEV)
  • Projetos “O Teatro e a Música contribuindo para a transformação social” e “O Circo e a Dança contribuindo para a transformação sociocultural” – voltados a crianças e adolescentes vinculados ao Centro Juvenil São Domingos Sávio (Patronato)
  • Projetos “Acordar Sênior – Saúde, Arte e Movimento” e “Banho de Cuidados” – voltados a idosos residentes na Cidade Ozanan
  • Projeto “Circus – Transformando Vidas” – voltado a crianças assistidas pelo Projeto Transformando Gerações
  • Projetos “Cuidar em Domicílio – apoio ao envelhecimento de cuidadores/familiares idosos de pessoas com deficiência” e “Informática e Educação Especial” – voltados a deficientes físicos assistidos pela APAE e a seus cuidadores
    Entrega de certificados de cursos profissionalizantes gratuitos
    Em novembro, foram entregues no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida 160 certificados de qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento: Informática, Operação de Empilhadeira, Operação de Trator Agrícola e Implementos Agrícolas, Estratégia de Negociação para Vendedores, Saúde e Atenção ao Idoso, Saúde Emocional e Autocuidado, Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional.
    Os cursos foram oferecidos de forma gratuita pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Sine, em parceria com o Tec Pop Minas, Senar, Sindicato Rural, Eletrocamp, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Sr. Geraldo Brochado. No ano de 2022, cerca de 900 certificados de cursos profissionalizantes foram entregues no total.
    Entrega de Contratos de Cessão de Uso a famílias residentes na Comunidade de Agricultores Ismene Mendes
    No dia 16 de dezembro, representantes do INCRA entregaram Contratos de Cessão de Uso a famílias residentes na Comunidade de Agricultores Ismene Mendes, próximo ao Distrito de Tavares. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que acompanharam o processo e já realizam ações no local, também comparecerem à entrega. O documento permite o acesso a diversos benefícios governamentais.