Primeiro LIRAa de 2023 confirma aumento assustador do índice de infestação do Aedes aegypti e acende sinal de alerta em Pará de Minas

Pará de Minas em Destaque

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 10 e 12 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa de 2023 em Pará de Minas. Os moradores aceitaram bem a visita dos agentes e isso facilitou o trabalho que faz parte das ações de prevenção das doenças causadas pelo mosquito, tratando-se de um trabalho em parceria entre a Prefeitura e a população.
O levantamento foi feito por amostragem. Neste tipo de ação, não são todas as residências que são visitadas. Foram sorteados 2.210 imóveis de todas as regiões da cidade, os agentes fizeram as visitas nestas casas e em algumas foram encontrados mais de um foco do mosquito.
Os dados apontam uma infestação de 6,8% e ficando muito acima do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde. Infelizmente o município que estava com o índice de 2% de infestação considerado médio risco, passou para alto risco e Pará de Minas pode inclusive enfrentar uma epidemia de dengue neste início de ano.
O Setor de Controle e Combate às Endemias de Pará de Minas divulgou, na manhã desta terça-feira (17), o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Douglas Duarte Supervisor Geral de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde explica o resultado do LIRAa:

Douglas Duarte Supervisor Geral de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde


Assim, a Secretaria Municipal de Saúde tem agora uma base do índice de infestação para traçar as estratégias de trabalho contra o mosquito, principalmente nos bairros Grão Pará, São Pedro, Distrito Industrial, Recanto da Lagoa, Santos Dumont, São José, entre outros, onde o índice de infestação está muito alto.
As doenças causadas pelo Aedes Aegypti são dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses. Para que a Secretaria Municipal de Saúde obtenha êxito no combate infestação ao Aedes aegypti, os proprietários de imóveis precisam colaborar com o trabalho dos agentes e nunca dificultar.
A população precisa ajudar tirando um tempinho toda semana para cuidar do quintal e eliminar tudo que pode acumular água e se transformar em criadouro para o mosquito, como vasos de plantas, calhas, bebedouros de animais, caixa d´água, garrafas, pneus, entre outros. Denúncias de locais onde podem estar abrigando focos do Aedes aegypti e informações sobre a dengue, podem ser obtidas pelo telefone (37) 3231-7722.