Águas de Pará de Minas completa 9 anos com os serviços de saneamento universalizados

Pará de Minas em Destaque

Águas de Pará de Minas chegou na cidade, há 9 anos, para transformar a vida dos pará-minenses por meio do saneamento básico. Com um índice de abastecimento de água tratada de 100% e com o de esgotamento sanitário em 99,5%, a concessionária tem muito o que comemorar junto com a população.

A empresa é referência no setor de saneamento desde a sua implantação. Em 2015, ainda no primeiro ano da concessão, Águas de Pará de Minas cumpriu seu primeiro grande compromisso: construir uma adutora de 28 km, para trazer água do Rio Paraopeba e acabar definitivamente com o problema da falta d’água na cidade, devolvendo dignidade à população.

 Em 2019, veio mais um desafio, que foi enfrentado com muita responsabilidade, agilidade e compromisso com Pará de Minas. Após perder a Captação do Rio Paraopeba, devido ao rompimento da Barragem de Brumadinho, a concessionária garantiu o fornecimento de água sem interrupções por dois anos, até a entrega da Captação do Rio Pará, construída pela Vale para recompor o abastecimento da cidade.

 “A adutora do Rio Paraopeba, na época, foi a solução que Águas de Pará de Minas trouxe para o problema da falta d’água no município. Quando houve o rompimento da Barragem de Brumadinho, nos deparamos com a necessidade de interromper a captação de água na nossa principal adutora. Desde então, tivemos que traçar um plano de ações para que a cidade não passasse novamente pela falta de água que tinha assolado a população nos anos anteriores”, disse a gerente-geral da concessionária, Márcia Freiberg.

                O investimento não para. A concessionária deu um grande passo rumo à excelência no serviço de saneamento no município. Está em fase de conclusão a obra de construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças II, com capacidade de vazão de 100 l/s, elevando a disponibilidade de tratamento para 340 l/s.

                “A construção da nova estação de tratamento de água representa um avanço significativo para o município. O aumento da capacidade de tratamento é uma das ações de investimento fundamentais para suportar o crescimento sustentável da nossa cidade, aumentando a segurança hídrica do município e acompanhando o desenvolvimento de Pará de Minas pelos próximos 26 anos. Esse investimento reforça o compromisso da concessionária com a prestação de um serviço de qualidade, trazendo mais saúde para a população e cuidado com o meio ambiente”, disse Márcia.

                As melhorias no sistema de tratamento de esgoto também são contínuas, sempre buscando contribuir com o desenvolvimento sustentável de Pará de Minas. Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União, a concessionária seguiu com as obras de instalação de uma prensa de desidratação de lodo e investiu, ainda, na adequação do gradeamento de chegada de esgoto bruto. Desde o início da concessão, a empresa trabalhou para ampliar o serviço de tratamento de esgoto na área rural de Pará de Minas. Hoje, com oito estações de tratamento operando, Águas de Pará de Minas leva mais saúde para as comunidades e mantém seu compromisso de cuidar do meio ambiente. Em breve, uma nova ETE será inaugurada, agora em Meireles.

                Outros investimentos importantes também foram realizados ao longo dos últimos nove anos. A concessionária, com uso de tecnologia de ponta, transformou o sistema de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Por meio da automatização dos sistemas, com destaque para o controle autônomo de pressão, Águas de Pará de Minas implantou uma gestão mais eficiente na distribuição, com uma operação com pressões estáveis e a redução de perda de água. Hoje, o município é referência no Brasil com o índice de perda de água de 16,1%, número muito abaixo da média nacional. A empresa também foi responsável pela setorização da cidade. Com a implantação de novas redes, reservatórios, unidades de bombeamento e registros de manobra, manutenções emergenciais são executadas sem prejudicar outros bairros e regiões da cidade.

                Águas de Pará de Minas foi premiada quatro vezes no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) devido ao seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade. O reconhecimento destaca a qualidade dos serviços prestados pela empresa, contribuindo para o bem-estar da comunidade e servindo de exemplo para o setor de saneamento.

                A responsabilidade socioambiental também marca a história da Águas de Pará de Minas. A educação, o desenvolvimento territorial e a inovação social fazem parte da estratégia. Os programas Olhar Ambiental, Trata Óleo, Adote uma Nascente e Saneamento Rural são exemplos de como a concessionária se preocupa em cuidar da população, preservando o meio ambiente e os recursos hídricos da região.