Sindicato confirma novo salário dos empregados do comércio de Pará de Minas

Ultimas

Devido a pandemia de Covid-19 houve um atraso para o fechamento do acordo salarial dos empregados do comércio de Pará de Minas para este ano de 2022. A data base é primeiro de janeiro e somente no dia 25 de abril que o acordo finalmente foi fechado e o salário reajustado em 10,16, índice do INPC do mês de dezembro de 2021, retroativo ao dia primeiro de janeiro de 2022.

As diferenças salariais serão pagas nos meses subsequentes ao fechamento do acordo. Com o reajuste de 10,16%, índice do INPC de dezembro de 2021, o piso salarial dos empregados do comércio de Pará de Minas que antes era R$ 1.196,42, passou para R$ 1.318,04 em 2022.

O Sindicato dos Empregados do Comércio de Pará de Minas iniciou a negociação salarial dos comerciários de Pará de Minas com bastante antecedência na tentativa de evitar que o acordo se arrastasse por muito tempo como já ocorreu em anos anteriores e com o isso o acordo foi fechado em uma assembleia realizada no dia 25 de abril.

Fausto José Conceição Abreu, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Pará de Minas explica a negociação do acordo para o aumento salarial dos comerciários e como será pago o retroativo:

“Agora está fechado o acordo, na verdade essa convenção coletiva a gente vem trabalhando ela desde primeiro de janeiro quando tivemos as primeiras reuniões. Devido a alguns problemas com a Federação do Comércio essa convenção coletiva foi se arrastando e atrasando. Todo aquele trabalhador que está no comércio desde dezembro de 2021 tem direito a sua reposição salarial de primeiro janeiro para cá. Como a convenção saiu agora no dia 25 de abril, então muitas empesas já tinham feitas as suas folhas de pagamento, era para ser paga a primeira parcela no salário de abril o mês de janeiro e fevereiro, março e abril juntamente com o salário de maio, então vai ter algum desacordo em algumas empresas, mas todos os funcionários vão receber as diferenças salariais”. O empregado do comércio de Pará de Minas que tiver dúvida sobre a negociação do acordo salarial para 2022 que foi fechado pode entrar em contato com o Fausto pelo telefone (37) 99971-1214 ou no Sindicato dos Comerciários pelo telefone (37) 3237-1030. Dúvidas podem ser sanadas também pelo site: secpm.com.br onde estão todas as informações.