Iluminação natalina da Siderúrgica Alterosa é proveniente da energia 100% renovável, produzida em sua própria instalação

Pará de Minas em Destaque

Em celebração às festas de final de ano, a Siderúrgica Alterosa acendeu novas luzes de Natal no dia 08 de dezembro desse ano. A eletricidade utilizada para a iluminação natalina é proveniente da termoelétrica da empresa, uma energia sustentável fonte da queima dos gases da indústria, em consenso com a preocupação ambiental do grupo.
De forma simplificada, o funcionamento das termelétricas pode ser explicado com o aquecimento da caldeira com água, que produz vapor, o qual, em alta pressão, move as pás da turbina do gerador.
Após ter movimentado as turbinas, o vapor é conduzido a um condensador onde será resfriado para reutilização em um novo ciclo. A eletricidade é produzida a partir da energia cinética obtida pela passagem do vapor pela turbina, transformando a potência mecânica em potência elétrica.
No caso da termoelétrica da Siderúrgica Alterosa, implantada em 2008, a fonte de calor utilizada na termoelétrica é o próprio processo siderúrgico da transformação do minério de ferro e do carvão vegetal em ferro gusa, queimando gases que seriam emitidos na atmosfera e os transformando em energia sustentável e reduzindo a emissão de partículas na atmosfera.
Como forma de celebrar esse novo ano que está chegando, enviamos uma pequena lembrança para agradecer a parceria que tivemos em 2022. Desejamos a todos um excelente final de ano e um 2023 repleto de saúde, alegrias e realizações.

Gabriel Henrique
Assistente de Comunicação, Marketing e Cambio da Siderúrgica Alterosa.