IMA captura morcegos hematófagos para controle da raiva animal na região

Pará de Minas em Destaque

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou nos meses de março e abril nos municípios de Pará de Minas, Pequi, São José da Varginha, Onça de Pitangui e Conceição do Pará o controle populacional de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) em oito abrigos e em quatro ocorreram captura de morcegos da espécie “Desmodus rotundus”.
O mamífero é o principal transmissor da raiva animal, uma zoonose perigosa e letal que já causou a morte de diversos bovinos na região. Vários abrigos cadastrados e não cadastrados pelo Instituto continuam sendo vistoriados. Os fiscais trabalham na captura dos morcegos-vampiro-comum, em colônias maternidade.
A região que já teve um foco confirmado após recentes mortes de bovinos continua sendo monitorada pelo IMA. Com esta ação, a expectativa é que a população de morcegos na região esteja controlada em um raio de 5km, evitando, assim, novas mortes de rebanhos e, consequentemente, que a doença da raiva atinja os humanos.
Lucas Silva Jardim, chefe do escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas confirma ação de captura de morcegos com o objetivo de trabalhar o controle populacional de morcegos e evitar novos focos de raiva animal na região:

Lucas Silva Jardim, chefe do escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas


Essa espécie de morcego é considerada uma das mais populares, uma vez que sua dieta é o sangue. Por este motivo, também são popularmente chamados de morcegos vampiros. A espécie habita geralmente tocas ou cavernas úmidas, possuindo pelagem fina e sedosa, com as partes superiores marrom-escuras e as inferiores mais claras.
Por serem vetores da raiva bovina tiveram muitas colônias dizimadas, devido ao trabalho que os fiscais agropecuários têm realizado, por meio da vacinação do gado, contra a doença e captura desses animais. O telefone do escritório seccional do IMA em Pará de Minas para informações sobre o controle populacional do morcego hematófoco é o (37) 3236-3623.