Motorista com mais de 60 anos de carteira denuncia abusos de condutores de veículos que não respeitam a preferência nas rotatórias

Pará de Minas em Destaque

Os cruzamentos são os locais no trânsito onde ocorrem o maior número de acidentes e atropelamentos. Por esse motivo, é essencial saber sobre a preferência em rotatórias. Não há uma definição no Código de Trânsito Brasileiro sobre o que é uma rotatória.
Ela se caracteriza, conforme o Dicionário Priberam, por um local, praça ou largo circular onde desembocam várias ruas e o trânsito se processa em sentido giratório. Apesar de não citar uma definição, o CTB trata da preferência nestes locais de forma clara.
Conforme estudo realizado em Pará de Minas, as rotatórias são mais efetivas para reduzir acidente, inclusive mais que os semáforos. A pesquisa realizada recentemente apontou que os cruzamentos com semáforos responderam por mais de 81% dos locais com maior número de acidentes. Na contra mão desse índice, os cruzamentos com rotatórias apresentaram redução média de mesmo percentual, com registro de ocorrências zerando em alguns locais.
Mas como nem tudo funciona conforme a Lei determina em Pará de Minas, os abusos nas rotatórias estão acontecendo e muitos condutores, aqueles mais apressados, sem paciência preferem correr risco de se envolverem em acidentes do que dar a preferência aqueles que vão circular a rotatória. Esta infração pode a qualquer momento gerar graves acidentes.
O motorista Eli Viana de Oliveira, com mais de 60 anos de carteira, está preocupado com esta situação e cobra mais prudência dos condutores. Ele destaca os abusos nas rotatórias de Pará de Minas e desabafa contra os condutores que estão cometendo a infração:

Eli Viana de Oliveira


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência de passagem é sempre de quem está circulando pela rotatória, desde que não haja sinalização indicando o contrário. Quando um veículo estiver circulando, os demais devem dar á preferência a este que já está na rotatória.
O condutor que deixar de dar a preferência de passagem em interseção não sinalizada que estiver circulando por rotatória, por exemplo, está cometendo uma infração grave. A multa é pesada e chega com acréscimo de cinco pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).