Para garantir entrega de água regular, Vale realiza manutenções preventivas em estradas de Pará de Minas e de outros 15 municípios da Bacia do Paraopeba

Pará de Minas em Destaque

Entregas de água feitas com regularidade para os moradores atingidos pela interrupção na captação direta no rio Paraopeba. É este o principal objetivo da Vale ao realizar manutenções preventivas em estradas de Pará de Minas e de outros 15 municípios da região, onde são feitas as entregas de água mineral e de água potável via caminhão-pipa. Em preparação ao período chuvoso, com foco na segurança de quem transita pelas vias, a empresa realizou em 2022 a manutenção preventiva de 300 quilômetros de estrada.
Ao longo deste ano, o trabalho preventivo foi realizado por duas patrulhas da empresa. Para definir os locais onde devem ser feitas manutenções, as equipes verificaram o histórico das vias e receberam informações dos motoristas que atuam na entrega de água. Todas as manutenções foram realizadas com sinalização adequada e com ciência dos poderes públicos locais dos 16 municípios da Bacia do Paraopeba, entre Brumadinho e Pompéu. Para aumentar ainda mais a segurança de quem transita por essas estradas, a Vale também realiza treinamentos periódicos com os motoristas dos caminhões-pipa, que conduzem respeitando os limites de velocidade para cada via e praticando a direção defensiva.
Por meio desse trabalho contínuo, a empresa já realizou a entrega de mais de 2 bilhões de litros de água para consumo humano, irrigação de plantações ou consumo animal, em cerca de 700 núcleos familiares. A entrega é realizada às famílias que faziam captação de água diretamente no rio Paraopeba, independentemente da distância do rio, além daquelas que tinham poços artesianos ou cisternas até 100 metros da margem do rio Paraopeba. As definições da área de abrangência e desses critérios foram baseadas em nota técnica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
A empresa também tem buscado efetivar soluções para a população impactada pela suspensão da captação de água no rio Paraopeba. Para chegar a este objetivo, a Vale elaborou Plano Integrado de Abastecimento de Água na região, que garante ações corretivas e preventivas para restabelecer o abastecimento de água dos municípios e usuários que tiveram seu aporte hídrico impactado e/ou interrompido. Até o fim deste ano, já foram construídas ou reativadas cerca de 40 captações subterrâneas em 16 municípios da região, que contribuíram para disponibilizar mais de 2,2 bilhões de litros de água para as comunidades atingidas.