Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina hoje em Pará de Minas

Pará de Minas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação terminou na última sexta-feira, 30 de setembro. A proposta foi reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. As doses foram disponibilizadas em mais de 40 mil pontos de vacinação. A meta da pasta era imunizar contra a pólio 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.
Crianças de 1 a 4 anos deveriam receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o dia 24 de setembro, 6 milhões de doses contra a pólio haviam sido aplicadas durante a campanha.
Multivacinação
Para a campanha de multivacinação, as doses disponíveis foram: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Entre adolescentes com idade até 15 anos, foram disponibilizadas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Enfermeira Érica Regina da Silva, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informa que em Pará de Minas ainda existe a oportunidade para as crianças de 1 ano a menores de 5 anos, e de adolescentes menores de 15 anos serem imunizados dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e da Campanha Nacional de Multivacinação:


Lembrando que a cobertura vacinal contra a pólio em Pará de Minas chegou a 77,65% na segunda-feira, 3 de outubro. Apesar do índice no Município estar abaixo da meta de 95% do público alvo preconizada pelo Ministério da Saúde, aqui o percentual está acima do registrado em alguns municípios da região, como mostram os dados abaixo:

  • Divinópolis: 61,33%
  • Pitangui: 40,10%
  • Itaúna: 57,19%
  • Nova Serrana: 53,69%
  • Bom Despacho: 73,67%
  • São Gonçalo do Pará: 62,79%.
    Todas 25 Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas estarão funcionando hoje (05) de 7h30 às 15h30 para vacinar as crianças às crianças e adolescentes menores de 15 anos. As UBSs Nossa Senhora da Piedade e Walter Martins terão o horário estendido até às 18h. Esta será a última oportunidade que os responsáveis ou os pais terão para vacinar seus filhos.