Índice baixo de vacinação de crianças com idades entre 6 meses e dois anos contra a Covid-19 preocupa Secretaria de Saúde

Pará de Minas

O desinteresse de muitos pais que insistem em não levar seus filhos com idades entre 6 meses e dois anos para tomar as doses da vacina contra a Covid-19 preocupa a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas. A questão é que até o momento menos 100 crianças nessa faixa etária foram vacinadas, um público muito aquém do esperado. Para piorar, ainda faltam vacinas para a primeira dose.
A vacinação infantil contra a covid-19 é dividida por faixa etária. Crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses recebem a Pfizer Baby. Neste caso, são três doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira.
Crianças de 3 e 4 anos recebem a vacina CoronaVac. São duas doses, com intervalo de 28 dias. Crianças de 5 anos a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. São duas doses, com intervalo de 21 dias. Atualmente, a Secretaria de Saúde aguarda o envio de novos lotes para retomar esta vacinação.
A Enfermeira Érica Regina da Silva, Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre a baixa vacinação das crianças com idades entre 6 meses e dois anos contra a Covid-19 que está preocupando a pasta, ela faz também um apelo aos pais ou responsáveis para levar as crianças para tomar a dose:

Enfermeira Érica Regina da Silva Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde


Para atender as pessoas de Pará de Minas que trabalham de segunda a sexta-feira, a sala de vacinação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) funciona em horário especial de 8h às 12h aos sábados para que todos possam atualizar seus cartões de vacinas.
Todas as UBS do município funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 16h onde as crianças podem ser imunizadas. Todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, cartão de vacina e documento de identificação.